TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Matematicos

Trabalho Escolar: Modelos Matematicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Quando tratamos de um problema de PO, estamos diretamente relacionados com a modelagem matemática de um problema. A modelagem apresenta processos que são usados em várias situações. No entanto, vamos nos focar no estudo dos problemas que requerem uma solução, uma decisão. Nessa circunstância, você pode fazer a modelagem da situação para realizar várias simulações dos possíveis panoramas que irão se configurar diante de determinadas alternativas e, assim, visualizar as consequências de uma tomada de decisão. Portanto, podemos dizer que ela oferece diretrizes para as decisões nos vários âmbitos da organização. Ou seja, oferece informações para chegarmos à melhor decisão ou à melhor solução para o problema.

Você deve estar se perguntando se não foi sempre assim. Não, a elaboração de modelos tornou-se viável a partir das inovações tecnológicas, ou seja, da disponibilidade de bancos de dados, microcomputadores, entre outros instrumentos atualmente disponíveis.

Assim surgiu uma nova condição para o gerenciamento de problemas ou para a gestão das organizações. Muitas vezes deixamos de lado a intuição (instrumento anterior dos responsáveis pelas decisões) e passamos a utilizar somente os modelos de situações, criados a partir da seleção dos dados relevantes e da simulação das possíveis soluções.

Todavia, a postura de abandono da intuição não é a melhor escolha. O recomendável é unir as duas fontes de informações. Utilizarmos a intuição como ferramenta auxiliar nos processos de:

• classificação da relevância da informação, a fim de utilizá-la ou não;

• escolha dos cenários a serem estudados;

• validação do modelo sugerido para a situação;

• análise dos resultados dos estudos.

É possível percebermos nessa descrição operacional (reveladora da interferência do aspecto subjetivo) que se de fato atribuirmos apenas aos dados da modelagem a responsabilidade pela decisão estamos negando a capacidade humana de análise e de ponderação sobre os fatos. Veja essa dinâmica de interação entre os modelos utilizados em PO e a intuição do decisor na Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com