Motivacao
Seminário: Motivacao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: attosb • 6/5/2014 • Seminário • 453 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
A motivação ocorre em função da satisfação das necessidades internas de cada individuo, onde cada pessoa a persegue de maneira evolutiva. Está diretamente ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades.
Desde a antiguidade busca-se compreender o que motiva a ação do homem na sua relação com a natureza, com seu semelhante e com a sociedade a qual participa. Com tudo foi surgindo algumas teorias para tentar explicar melhor algumas ações dos indivíduos. Dentre elas estão a Teoria de Maslow, que via na motivação humana uma hierarquia de cinco necessidades, que iam das necessidades básicas as mais elevadas de auto-realização. Outra Teoria é a de Herzberg, que sugere que as pessoas têm dois níveis de necessidade, a de satisfação (fatores motivantes) e insatisfação (fatores higiênicos), e a Teoria de McGregor que é dividida em X que é a motivação que se dá por prêmio ou punição, e a Y onde a motivação se dá pela união do grupo em torno de compartilhamento de objetivos.
A verdadeira motivação é efetivamente conseguida, quando os colaboradores conseguem realizar suas necessidades e seus objetivos de vida com autonomia e autenticidade, dentro e através da própria empresa. Isso a empresa GOOGLE atingiu com os seus funcionários. Entre fantasia e o mundo real, existe uma empresa que visa o bem estar do seu funcionário com um conceito inovador de gestão, a empresa cria um ambiente de trabalho confortável, que estimula a criatividade e inovação. Uma das principais preocupações da empresa é a de motivar constantemente os seus colaboradores, como por exemplo, não existindo um horário especifico para o trabalho, cada funcionário é livre para administrar seu tempo e trabalhar como quiser, um ambiente descontraído onde nas pausas pode-se jogar jogos interativos ou descansar. Desta forma, pode parecer até que funcionários da Google não trabalham, mas pelo contrário, as atividades são muito bem administradas.
Dá para perceber que a Google usa-se da motivação ‘intrínseca’, que está relacionada com a sua forma de serem, os seus interesses, os seus gostos. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse para o sujeito, algo que ele gosta ou está relacionado a forma de ele ser. Este tipo de motivação é constante, visto que depende unicamente do sujeito e não de fatores externos. A tarefa deixa de representar uma obrigação, um meio para atingir um fim (recompensa), para representar um fim em si próprio. Como é óbvia, a motivação intrínseca está relacionada com a felicidade e com a realização pessoal. E a Google sabe usar isso muito bem a seu favor, onde as pessoas que ali estão sentem-se mais realizadas por fazerem parte de uma empresa que é dita como a “Melhor” para se trabalhar.
...