Mudanças corporativas
Tese: Mudanças corporativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jake123 • 5/9/2014 • Tese • 513 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
Resumo
O artigo objetiva examinar as principais alterações societárias ocorridas nas normas de
Contabilidade brasileira em relação à estruturação do Balanço Patrimonial. Tais alterações societárias aconteceram por meio da implementação das leis 11.638/07 e 11.941/09, sendo esta última fruto da conversão da medida provisória 449/08, e possuem o intuito de uniformizar as normas contábeis brasileiras para uma maior proximidade com as Normas Internacionais de Contabilidade. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostram que aconteceram mudanças significativas na estruturação da demonstração financeira em estudo. Além disso, identificou-se que a mudança na estruturação das demonstrações financeiras é um fator importante para a, evolução contábil e para o alcance da internacionalização das normas contábeis no Brasil.
Nesta seção são descritos os procedimentos metodológicos adotados para a realização
Deste estudo. Quanto aos objetivos, classifica-se este estudo como descritivo, que é caracterizado por Silva (2003, p. 65) como o estabelecimento de relações entre as variáveis a partir da descrição de um fenômeno ou população. Beuren (2008, p. 81) acrescenta que este tipo de estudo pode ser classificado como intermediário, não sendo tão preliminar como a pesquisa exploratória e nem tão aprofundada como a explicativa. Dessa forma, o artigo resguardou-se em descrever o ambiente brasileiro de contabilidade juntamente com as variáveis que ocasionam alterações no processamento de informações contábeis.
No cenário globalizado, se torna cada vez mais preciso que as empresas estabeleçam.
Uma linguagem única de mercado para facilitar os acordos de negócios. Dessa forma, para evitar que haja gastos excessivos com equipes treinadas para atuarem em países específicos, vários países buscam a convergência das normas nacionais de contabilidade com as normas ditadas pela IASB (Internacional Accounting Standards Board).
A harmonização das normas contábeis nos diversos países facilita as interações no mercado mundial, uma vez que a globalização exige cada vez mais a redução de barreiras comerciais e o aumento de comunicação entre os países.
Com esse propósito, as leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09 surgiram para que o Brasil pudesse promover a internacionalização das normas contábeis. Nessas perspectivas, as mudanças apresentadas nesse artigo em relação à estruturação do balanço patrimonial fazem parte da busca pelas melhorias na normatização contábil brasileira.
O balanço Patrimonial, objeto de estudo deste artigo, consiste na demonstração, em
Determinada data, da situação financeira e patrimonial de uma entidade (HIRASHIMA, 2006, p. 12). Dessa forma, o balanço patrimonial é constituído por ativo, passivo e patrimônio líquido.
De acordo com legislações anteriores, o Ativo era dividido em ativo circulante, ativo
realizável a longo prazo e ativo permanente, o qual era subdividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido. Com a implementação da lei n° 11.638/07 e, seu posterior
...