Módulo Gestão da Qualidade Atividade
Por: Gi_abecassis • 10/7/2022 • Trabalho acadêmico • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 1.236 Visualizações
[pic 1]ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Giseli Abecassis de Carvalho Brites
COMPONENTE: Módulo I – Gestão da Qualidade
PROFESSOR: Rita de Cássia Basilio
ATIVIDADE Nº: 7
POLO: EAD – Senac RS
LOCAL E DATA: Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2021
Semana 07 – Atividade Avaliativa 07
Equipes de Melhoria da Qualidade – EMQ’s
Dentre os fundamentos das EMQ’s, escolhi pesquisar e falar sobre o Reconhecimento dos envolvidos.
Aproveitei umas das dicas de pesquisa indicada pela tutora, que esta disponível no Blog da Liderança, de Marco Fabossi (http://www.blogdofabossi.com.br/2011/12/reconhecimento-lideranca/), e escolhi falar sobre a EMQ reconhecimento dos envolvidos.
Podemos afirmar que o reconhecimento dos funcionários é uma das grandes vantagens para a empresa, pois apostar no reconhecimento faz com que o colaborador torne-se mais produtivo.
Quando o colaborador tem seu trabalho reconhecido, ele se motiva para executar as tarefas diárias.
O reconhecimento pode ser em forma de elogios, bonificações, promoções, mas nem sempre aumentar o salário é o suficiente para fazer com que o colaborador trabalhe satisfeito. É necessário mostrar que a empresa precisa e acredita em sua competência e habilidades. Quanto mais investimentos no reconhecimento dos funcionários, melhores serão os resultados da organização.
O reconhecimento, também ajuda a manter bons profissionais na equipe, quando a organização oferece boas práticas de valorização, mais baixa é a probabilidade desse funcionário desejar trabalhar em outra organização.
Outro ponto positivo é a redução da taxa de turnover (rotatividade de pessoal).
Dentre as muitas formas de valorizar o colaborador, estão em oferecer benefícios, mesmo que pareça algo muito comum, sempre é vem visto. Planos de assistência médica e odontológica, convênios com academias e farmácias, entre outros estabelecimentos são recebidos de forma diferenciada pelos colaboradores.
Criação de programas que valorizem idéias e projetos dos colaboradores, essa prática pode premiar os envolvidos que realizarem inovações dentro da organização.
Adotar a política de participação nos resultados da organização é uma grande motivação e incentivo.
Reconhecimento profissional é todo retorno positivo sobre o comportamento ou trabalho do profissional em uma empresa. Saber valorizar os colaboradores é indispensável, não somos nada sem o outro e sozinhos não chegamos a lugar algum. Crescemos na medida em que aprendemos a reconhecer o quanto os outros são importantes em nossa vida.
O reconhecimento deve ser moldado para cada um, pois temos necessidades diferentes e consequentemente o reconhecimento deve ser realizado de acordo com cada um. Por exemplo, alguns precisarão ser mais elogiados do que outros.
O reconhecimento do líder deve ser feito pelo que o colaborador fez por merecer e não pelo o que pensa a respeito dele.
Os líderes devem tomar cuidado para não demonstrar favoritismo entre seus colaboradores.
“Desde à hora de seu nascimento o ser humano procura o reconhecimento e conforme a Teoria das Necessidades Humanas – Abraham Maslow”
Pesquisa e desenvolvimento com base nos textos dos sites:
https://blog.vb.com.br/por-que-o-reconhecimento-de-funcionarios-e-tao-importante-em-pmes/
https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-reconhecimento-da-equipe
Aplicação prática na organização de Equipes de Melhoria da Qualidade – EMQ’s
SANEPAR – Companhia de Saneamento do Paraná
Companhia de Saneamento do Paraná e surgiu em 1963 e hoje é uma das maiores empresas em operação no Estado. A sede da Companhia está localizada em Curitiba/PR, é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná.
É responsável pela prestação de serviços de saneamento básico a 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina, além de 303 localidades de menor porte. Em termos de coleta e tratamento de esgoto, a Companhia está em franco processo de crescimento, principalmente nos últimos dez anos, com taxas de aproximadamente 1,5% ao ano. Na área de resíduos sólidos, a empresa opera aterros sanitários em Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte, atendendo no total sete municípios.
A SANEPAR em números:
- Investimentos: R$ 968,9 milhões em 2020
- Número de empregados: 6.382
- Poços tubulares profundos (captação subterrânea): 1.154
- Estações de Tratamento de Água (ETAs): 168
- Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): 255
*Dados do Relatório da Administração 2020
Certificações
A Sanepar foi a primeira Companhia de Saneamento Latino-Americana a ter o Certificado de Qualidade ISO 9002 e de Qualidade Ambiental ISO 14001, mantidos até hoje.
Foi a primeira empresa de saneamento da América Latina a obter a Certificação NBR ISO 9001 em um sistema produtor de água. O reconhecimento foi obtido em 1997 com a Estação de Tratamento de Água Itaqui, em Campo Largo.
A Sanepar foi pioneira nas Américas, em 1999, ao obter a Certificação NBR ISO 14001 para o sistema de Foz do Iguaçu. Desde então a certificação é confirmada anualmente por organismos acreditados pelo Inmetro, demonstrando a preocupação da Companhia com o meio ambiente, com a preservação e com a conservação dos recursos naturais.
Esse sistema de gestão ambiental proporcionou a criação da Política Ambiental, com levantamento e controle da legislação ambiental relativa a todos os processos, identificação dos aspectos e avaliação dos impactos ambientais das atividades, processos e instalações da Sanepar.
Acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2017 - Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência para realizar atividades de ensaios, conforme escopo de Acreditação, ao: 1) Laboratório de Maringá (Acreditação nº CRL 1501) e 2) Laboratório de Cascavel (Acreditação nº CRL 1512). Os Laboratórios de Curitiba e Londrina também foram recomendados para a Acreditação e aguardam a publicação da Certificação.
...