Módulo de Ambiental e Segurança Mapa de Riscos
Por: violinistabruna • 3/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
gESTÃO DA QUALIDADE – Módulo de Ambiental e Segurança
Portfólio 1
Segurança do Trabalho e Ergonomia
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
Portfólio 1
Segurança do Trabalho e Ergonomia
Trabalho apresentado ao Curso Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia.
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
Atividade Proposta
Antônio de Tal foi contratado sob as normas da CLT, pela empresa SIDEFORM – SIDERÚGIA, para operar um forno. Você como profissional de segurança do trabalho deve elaborar o manual de segurança do trabalho (quais os equipamentos de proteção individual EPI’S que o contratado deve usar no seu dia a dia) e o treinamento em parceria com a CIPA, com base na norma NR1, visando o dar o melhor desempenho para o empregado, uma vez que a rotina de trabalho de uma siderúrgica é extremamente desgastante. Você deverá também criar o mapa de riscos do setor de produção.
A elaboração de um manual de segurança do trabalho demonstra as necessidades do cumprimento de normas, que preservam a vida e a saúde do colaborador, prevenindo qualquer índice de acidentes e lesões na empresa. No caso das indústrias siderúrgicas, elas querem sempre manter seu colaborador mais produtivo, em face disso é necessário um manual de segurança, pois dessa maneira os índices produtivos tem potencial de melhora.
Segue abaixo o manual de segurança do trabalho da empresa SIDEFORM – SIDERÚRGIA e seus equipamentos de proteção Individual (EPI’s), que são os equipamentos destinados a proteção do colaborador individualmente, com a intenção de manter a sua integridade física durante a execução do trabalho.
- Proteção Geral (Corpo Inteiro).
Roupas especiais: Macacão de segurança para proteção contra temperaturas extremas de calor e frio, Sinalizações de rodovias e aeroportos (Riscos noturnos) e Radiações ionizantes (raio X, gama, etc), ou não ionizantes (infravermelhos e ultravioletas).
Aparelhos de isolamento: Exposições a agentes químicos, absorvíveis pela pele, pelas vias respiratórias e digestivas;
- Proteção Respiratória.
Protetores Respiratórios: São aparelhos purificadores que dependentes do ambiente e só podem ser empregados em ambientes com teor de oxigênio igual ou superior a 18% de volume, fornecendo ao usuário o ar próprio para ser respirado, purificando o ar ambiente antes de ser inalado. Existem alguns tipos desses aparelhos que são as máscaras de filtro. Segue as especificações:
- Combinados: Associam os particulados e formas gasosas, como nos casos de pulverização de agrotóxicos e na pintura a revólver.
- Mecânicos: Específicos contra poeiras, fumos, fumaças, neblinas e névoas, também denominados de respiradores;
- Químicos: Máscaras contra gases ou vapores nocivos com filtros específicos a uma dada substância ou classe de substâncias;
- Proteção para Audição.
As pessoas não dão muita atenção a esse tipo de protetor que é tão importante, pois são protetores que podem ser chamados de auriculares ou auditivos que nada mais são do que proteção contra o ruído ambiental.
No caso citado logo acima sore o forneiro, o equipamento que deve ser utilizado é o protetor auricular do tipo concha (circum-auricular), porque ele reduz a transmissão aérea e óssea do ruído ambiental.
- Proteção para a Visão.
O protetor indicado para um forneiro é o óculos contra ofuscamento e radiações lesivas, providos de filtros de luz para radiações infravermelhas (luz solar, fornos, solda elétrica ou gás, metais em fusão ou incandescentes) e para radiações ultravioletas (luz solar, arco voltaico, lâmpadas UV).
Proteção para a Face.
O protetor indicado para um forneiro é o visor de tela, pois ele previne contra impactos e calor radiante, evitando enlaçamentos, anteparo aluminizado com visor, contra o
calor radiante, impactos e radiações luminosas provenientes de operações a quente.
Proteção para Cabeça.
O capacete de segurança pode ser utilizado com diversos acessórios como capuz (proteção contra o frio), protetor facial, protetor auditivo, máscara de soldador e suporte para lanterna (na mineração). Capacete de segurança protege contra impactos provenientes de quedas ou projeção de objetos, agentes meteorológicos e, queimaduras ou choque elétrico.
- Proteção para o Cabelo.
Devem utilizar um boné com viseira e filtros de luz para proteção contra luminosidades excessivas e poeiras e um capuz com visor (com filtros de luz), utilizados nos trabalhos de altas temperaturas.
- Proteção para os Membros Superiores.
O equipamento ideal para um forneiro é o protetor da palma da mão (de couro): transporte de chapas quentes e em trabalho pesados em geral e o protetor de punho (de couro): serviços de soldagens, fundições, aciarias, fornos, esmeril e outros;
Para trabalhos em que haja perigo de lesões provocadas por materiais ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes, por produtos químicos, por materiais ou objetos aquecidos e por choque elétrico, frio, radiações perigosas e agentes biológicos devem usar luvas e/ou mangas de proteção.
...