NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Por: rapefada05 • 19/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.535 Palavras (11 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
DANIELLE DA SILVA FONTOURA
O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
UBERABA
2015
DANIELLE DA SILVA FONTOURA
O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
UM ESTUDO DE CASO EM UMAUNIVERSIDADE FEDERAL
Relatório apresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão Pública), da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.
Orientador: Professor CONCEIÇÃO APARECIDA KINDERMANN
UBERABA
2015
DANIELLE DA SILVA FONTOURA
O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão Pública e aprovado, em sua forma final, pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Uberaba, 13 de maio de 2015.
Prof. e orientador CONCEIÇÃO APARECIDA KINDERMANN
Universidade do Sul de Santa Catarina
AGRADECIMENTOS
Aos meus filhos Raul, Pedro e Anna, minhas razões de continuar lutando e perseverando, mesmo quando as forças parecem acabar.
Ao meu amado marido, Filipe, pela paciência e cuidados com os nossos filhos nos meus momentos de ausência.
RESUMO
Este estudo é sobre pesquisa realizada com os servidores públicos da Universidade federal do Triângulo Mineiro – UFTM, tendo como objetivo verificar o nível de comprometimento dos servidores.
A pesquisa foi efetuada num universo de 120 servidores escolhidos aleatoriamente, sendo os dados coletadas por meio de questionários entregues e recebidos pela pesquisadora posteriormente.
Os resultados revelaram um alto nível de comprometimento, e outros estudos mostram que é possível melhorar ainda mais se forem realizadas políticas de valorização e crescimento profissional mais abrangente.
Palavras-chave: comprometimento; servidores públicos; UFTM; crescimento profissional; valorização.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 TEMA 8
3 OBJETIVOS 10
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 11
5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA 13
6 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA 14
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O objetivo geral da pesquisa é conhecer e entender o comprometimento dos servidores públicos da UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO – UFTM,
A principal finalidade é descobrir se a “fama” de que servidores públicos são preguiçosos e não tem comprometimento com o serviço realizado está embasada em alguma verdade, ou se é apenas um boato criado por pessoas que estavam insatisfeitas com algum servidor ou órgão público específico.
Essa concepção surgiu, efetivamente, após a revolução de 1930, com a expansão das máquinas e dos serviços, quando servidores públicos eram escolhidos por indicação política ou nepotismo, causando um descomprometimento com o interesse coletivo, problema que perdurou até a década de 80.
Com a constituição de 89, tornou-se obrigatória a prestação de concurso público, o que passou a atrair bons profissionais, egressos das universidades, que procuravam a estabilidade no emprego oferecida pela máquina federal. Isso mudou a cara do servidor público, porém a mentalidade da maioria da população ainda precisa melhorar muito, e entender que número de servidores “barnabé” é cada dia menor.
A importância desse trabalho se reflete na necessidade das pessoas aprenderem a respeitar o servidor público e a sua instituição, entendendo que não devemos generalizar, uma vez que a falta de comprometimento existe em diversas áreas e serviços, não apenas em instituições públicas.
O pesquisador considera esse trabalho de grande relevância, pois como servidor público, vivencia esses pré conceitos diariamente, e precisa entender como os servidores das instituições enxergam isso e se a falta de comprometimento realmente existe em grande número ou se é apenas um conceito histórico que perdura até hoje.
Metodologicamente, esse trabalho utilizou o tipo de pesquisa por questionário, entregues a um universo de servidores, posteriormente analisados, comparando os dados recebidos de forma a chegar a uma conclusão satisfatória.
O tema desse trabalho é o comprometimento organizacional na administração pública, mais especificamente comprometimento dos servidores públicos da Universidade federal do Triangulo Mineiro—UFTM.
Em resumo, o trabalho visa responder a seguinte pergunta: servidores públicos são comprometidos com o trabalho que realizam? De que forma isso influencia no modo como a gestão das universidades públicas é vista pela sociedade?
2 TEMA
Comprometimento: O Dicionário Aurélio apresenta “comprometimento” como a ação ou ato de comprometer (se) e, como tal, entre outros, assumir compromisso, responsabilidade; obrigar-se por compromisso, dar com garantia; empenhar.
Historicamente servidores públicos são vistos como funcionários de pouco comprometimento, que não se importam com o coletivo, daqueles que apenas “batem o ponto” na hora exata da saída.
Pesquisas sobre o comprometimento no trabalho ganhou forças no início dos anos 80. O clássico trabalho de Porter, Steers e Mowday (1982) se tornou o modelo dominante de pesquisas nessa área. Ainda na década de oitenta, os autores J.Meyer e N. Allen apresentaram um estudo que mostram o vínculo psicológico de comprometimento do indivíduo com a sua organização, idéia até então não considerada relevante. Já nos anos 90 o comprometimento começa ser visto como um fenômeno multidimensional, o que influencia diretamente no modo de gestão de empresas que começaram a enxergar que funcionários comprometidos e motivados rendiam mais, trabalhavam melhor e adoeciam menos do que aqueles que não se sentiam da mesma forma. Porém, ainda há muito o que ser estudado e pesquisado, visto que a gestão pública e consequentemente o comprometimento e satisfação dos servidores não é uma ciência exata.
...