NBC TA 200
Trabalho Universitário: NBC TA 200. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ViniciusMPrestes • 16/12/2014 • 1.512 Palavras (7 Páginas) • 3.131 Visualizações
NBC-TA-200 – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A
CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA
Alcance
Esta norma de auditoria trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis, conforme as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Expões os objetivos gerais do auditor independente e explica seu alcance, para que o auditor possa cumprir seus objetivos. Também explica o alcance, a autoridade e a estrutura das NBC TA e as responsabilidades gerais do auditor independente.
Auditoria e demonstrações contábeis
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, onde o auditor expressa sua opinião sobre as demonstrações contábeis.
As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração.
Com base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele tenha uma segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, independentemente se foram causadas por fraude ou erro para assim evitar os risco de auditoria, que é um risco de que o auditor expresse de forma inadequada sua opinião.
O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria, e na avaliação do efeito de distorçõesidentificadas sobre a auditoria e de distorções não corrigidas sobre as demonstrações contábeis.
Objetivos Gerais do Auditor
-obter segurança razoável de que asdemonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, possibilitando que o auditor expresse sua opinião se as demonstrações contábeis foram elaboradas em todos os aspectosrelevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
- apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs.
- Em todos os casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias para atender aos usuários, as NBC TAs requerem que o auditor se abstenha de emitir sua opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for possível.
Definições
Estrutura de relatório financeiroaplicado– é a estrutura de relatório financeiro adotada pela administração na elaboração das demonstrações contábeis, de acordo com a natureza da entidade e do objetivo das demonstrações e da legislação
Evidências de auditoria –são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia sua opinião
Risco de auditoria –é o risco que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem uma distorção relevante.
Auditor – pessoa ou pessoas que conduzem a auditoria
Risco de detecção –risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante
Demonstrações Contábeis –representação estruturada de informações contábeis históricas, incluindo notasexplicativas relacionadas, com a finalidade de informar os recursos econômicos ou obrigações da entidade em determinada data ou período de tempo, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro
Informação contábil histórica –informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica
Administração –é a pessoa com responsabilidade executiva pela condução das operações da entidade
Distorção –diferença entre o valor, a classificação, a apresentação, ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida
Ceticismo profissional –postura que inclui uma mente questionadora e alerta para as condições que possam indicar possível distorção devido a um erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria
Asseguração razoável –um nível alto, mas não absoluto, de segurança
Risco de distorção relevante – risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria
Requisitos
Requisitos éticos relacionados à auditoria de demonstrações contábeis
O auditor está sujeito a exigências relevantes que abrangem o Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade, que estão em lina com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são: integridade, objetividade, competência e zelo profissional, confidencialidade e comportamento profissional.
Ceticismo profissional
O auditor deve estar alerta aevidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas, informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações a serem usadas como evidência de auditoria, condições que possam indicar possível fraude, circunstâncias que sugiram a necessidade de procedimentos de auditoria além dos exigidos pelas NBC TAs.
Julgamento Profissional
Essencial para a condução apropriada da auditoria. A interpretação das exigências éticas e profissionais relevantes, das normas de auditoria eas decisões informadas ao longo de toda a auditoria não podem ser feitas sem a aplicação do conhecimento e experiência relevantes para os fatos e circunstâncias. O julgamento profissional é necessário.
Evidência de auditoria e apropriada e suficiente e risco de auditoria
Suficiência e adequação da evidência de auditoria – A evidência é necessária para sustentar a opinião e o relatório do auditor. A suficiência e adequação das evidências estão inter-relacionadas. A suficiência é a medida da quantidade de evidência de auditoria. A adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, a sua relevância e confiabilidade.
...