NOÇÕES GERAIS DE CONTABILIDADE Introdução
Pesquisas Acadêmicas: NOÇÕES GERAIS DE CONTABILIDADE Introdução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodolfo.Fraulob • 21/4/2014 • 237 Palavras (1 Páginas) • 333 Visualizações
1. NOÇÕES GERAIS DE CONTABILIDADE
1.1. Introdução
Toda ciência e toda a atividade humana são regidas por normas, sejam elas técnicas ou empíricas. A Contabilidade por ser uma ciência social, esta alicerçada nas doutrinas que se formaram desde sua origem quando o homem passou a perceber que seus bens constituídos por rebanhos e colheitas aumentavam ou diminuíam a cada inverno ou estação.
Com essa percepção, o homem primitivo passou a medir e controlar seu patrimônio através de inventários comparativos a cada período do ano. Viajando no tempo, já na Roma Imperial encontramos registros de transações com vinhos, azeite, mármore, cereais, empréstimos e juros, em um livro denominado “KALENDARIUM”, precursor do atual livro Razão.
Com a decadência do Império Romano e, posteriormente, com as invasões bárbaras, não encontramos mais registros até por volta de 1.100/1.300, quando o papa Urbano II conclama o Mundo Cristão para a Primeira Cruzada, onde há registros de assentamentos das riquezas dos reinos governados pelos reis que empunharam a espada, abraçaram a Cruz e partiram para o Oriente, (Francos, Sicilianos e Ingleses) deixaram seus tesouros aos cuidados da Ordem dos Cavaleiros Templários .
Com o advento das Cruzadas que abriram e asseguraram novas rotas comerciais, despontaram nas cidades italianas, mais precisamente, Gênova e Veneza, economias que dominaram o comércio no Mediterrâneo. Nesse período o mundo viveu uma revolução, mais precisamente o Renascimento (Mercantil, Científico, Artístico etc), nessa época, surge as obras precursoras da Contabilidade Moderna, entre os quais podemos citar:
...