Narrativa Juridica Caso Concreto 6
Casos: Narrativa Juridica Caso Concreto 6. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/11/2014 • 226 Palavras (1 Páginas) • 544 Visualizações
Questão
"A infidelidade sozinha não gera indenização, pois pode ser tratada como um vexame pessoal que, quando muito, provoca o fim de um relacionamento amoroso. No entanto, quando a situação adúltera causa grave humilhação e exposição do outro cônjuge, aí sim, a responsabilidade civil tem vez. O entendimento foi aplicado pela 1ª Turma Recursal, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, ao confirmar decisão de primeira instância que condenou uma professora a pagar R$ 7 mil de indenização ao ex-marido que a flagrou, nua, em conjunção carnal com outro homem, na residência e na própria cama do casal. O valor da indenização, contudo, foi reduzido. Na primeira instância fora fixado em R$14 mil"..
Assim como no exercício anterior, leia o fragmento, compreenda seu sentido global e parafraseie seu conteúdo. "Muitas vezes, determinadas palavras têm a função de transmitir não só sentidos explícitos, mas também levar o receptor a inferir implícitos. Os implícitos se dividem em: pressupostos e subentendidos. (...) O silêncio também modaliza um enunciado. Quando se deixa de falar algo que está implícito, demonstra-se a intenção de realçar essa apreciação. Aí dizemos que deixamos subentendido o que desejamos revelar. O subentendido é revelado mediante a contextualização do que foi proferido". (FETZNER, Néli Luiza; TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lições de Linguagem Jurídica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.) Os pressupostos são detectados pelos modalizadores.
...