Nocoes De Direito Administrativo
Casos: Nocoes De Direito Administrativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeh2805ana • 25/3/2015 • 444 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Noções de Direito Administrativo:
O DIREITO ADMINISTRATIVO: é um ramo autônomo do direito público que se concentra no estudo da administração pública
ADMINISTRAçãO PúBLICA: atividade desenvolvida pelo Estado destinada a atender de modo direto e imediato necessidades concretas da coletividade. Prestação de serviços públicos.
Características: praticar atos administrativos, exercer atividades vinculadas a lei (atividade politicamente neutra), ter conduta hierarquizada, praticar atos com responsabilidade ética e legal, servir de instrumento do Estado para atingir seus objetivos, competência limitada (delimitada pela área de atuação de cada órgão).
ADMINISTRAçãO DIRETA: é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado (União, Estados, Municípios e DF) – Decreto 200/67
ADMINISTRAçãO INDIRETA: conjunto de pessoas jurídicas desprovidas de autonomia política que, vinculadas a administração direta tem a competência para o exercício de maneira descentralizada, de atividades administrativas. – Decreto 200.
ATIVIDADES DE ADMINISTRAçãO PúBLICA: destinam-se a atender interesses sobre a administração pública
PRINCíPIOS DO DIREITO ADIMNISTRATIVO
LEGALIDADE
Na atividade particular tudo o que não está proibido é permitido; na Administração Pública tudo o que não está permitido é proibido. O administrador está rigidamente preso à lei e sua atuação deve ser confrontada com a lei.
IMPESSOALIDADE
O administrador deve orientar-se por critérios objetivos, não fazer distinções com base em critérios pessoais. Toda atividade da Adm. Pública deve ser praticada tendo em vista a finalidade pública.
MORALIDADE
O dever do administrador não é apenas cumprir a lei formalmente, mas cumprir substancialmente, procurando sempre o melhor resultado para a administração
PUBLICIDADE
Requisito da eficácia e moralidade, pois é através da divulgação oficial dos atos da Administração Pública que ficam assegurados o seu cumprimento, observância e controle.
EFICIÊNCIA
Requisito da eficácia e moralidade, pois é através da divulgação oficial dos atos da Administração Pública que ficam assegurados o seu cumprimento, observância e controle.
que ficam assegurados o seu cumprimento, observância e controle.
SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO
O interesse público têm SUPREMACIA
...