Nutriçao
Resenha: Nutriçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariakruger • 5/6/2013 • Resenha • 2.507 Palavras (11 Páginas) • 401 Visualizações
NUTRIÇÃO
A palavra nutrição refere-se ao nutriente que mantém a vida. Desde o momento da concepção até a morte, o corpo precisa de energia para cumprir as funções vitais, tais como a respiração. As pessoas precisam de energia para agüentar a atividade física. O alimento também nutre o espírito.
Vários alimentos servem como importante veículo para dar nutrientes ao corpo e trazer prazer humano e conforto.
Aproximadamente quarenta nutrientes essenciais são conhecidos; outros provavelmente ainda serão descobertos.
Nutrientes essenciais conhecidos incluem macronutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas; onde as substâncias constituintes dão energia e fabricam o tecido. Os micronutrientes: vitaminas e minerais; que o corpo usa em quantidade muito menores para regular para regular e controlar os processos do corpo. A água é o nutriente vital, sustentando todos os processos da vida.
O termo metabolismo refere-se à soma desses processos químicos no corpo que garante a vida e a saúde.
FONTES DE ENERGIA
Os glucídios (carboidratos) que interessam à nutrição podem ser divididos nos seguintes grupos:
Simples:
Monossacarídeos: 1 único açúcar por molécula
Dissacarídeos: 2 açúcares por molécula
Complexos:
Polissacarídeos - Moléculas complexas, com inúmeros açúcares, resultado da condensação de um grande número de monossacarídeos. Ao contrário dos carboidratos simples (monossacarídeos e dissacarídeos) os carboidratos complexos (polissacarídeos) não possuem sabor doce.
Carboidratos Simples:
Monossacarídeos - Não necessitam sofrer qualquer alteração para serem absorvidos pelo organismo, não podendo ser quebrados em unidades menores (os carboidratos são absorvidos pelo organismo somente na forma de monossacarídeos):
Glicose (dextrose) - é a forma de açúcar que circula no sangue. No metabolismo humano todos os demais tipos de açúcar se transformam em glicose.
Frutose (açúcar das frutas)
Galactose (parte da lactose, açúcar do leite)
Dissacarídeos - Açucares duplos, são quebrados, por hidrólise, em monossacarídeos (ação das enzimas):
Sacarose (açúcar da cana ou beterraba) = glicose + frutose;
Lactose (açúcar do leite) = glicose + galactose;
Maltose (açúcar do malte e da cevada) = glicose + glicose.
A maltose é o resultado da decomposição do amido.
Carboidratos Complexos
Amido (cereais, sementes, raízes, tubérculos, frutos, caules, folhas dos vegetais). Durante a digestão o amido se transforma, pela hidrólise, num polissacarídeo intermediário (dextrina) e em seguida em maltose (dissacarídeo).
Celulose - resistente às enzimas digestivas do homem, não sofre digestão, e incorporando-se ao bolo fecal, estimula o peristaltismo intestinal. Presente em todos os vegetais, pois ela constitui a parede da célula vegetal.
As bactérias intestinais podem quebrar e utilizar uma pequena parte da celulose, contribuindo assim, indiretamente, com nutrientes adicionais.
Glicogênio - Chamado de "amido animal" pois é a forma sob a qual a glicose se armazena no organismo humano, principalmente no fígado e nos tecidos musculares. É um polímero da glicose e produz glicose pela hidrólise.
Gorduras e Proteínas
Gorduras e Proteínas são também utilizadas como fontes de energia. O corpo humano armazena muito mais gorduras que carboidratos. Para aquela pessoa de 65 kg e 12% de gordura corporal, o total armazenado seria de 7.961 g (7.800 g de gordura subcutânea e 161 g de gordura intramuscular), o que representa mais de 72.000 kcal de energia. Contudo a gordura é de mais difícil utilização pelo metabolismo celular pois inicialmente deve ser reduzida de sua forma complexa (triglicídeos) aos seus componentes básicos. A taxa de liberação de energia desses componentes é muito baixa para satisfazer toda a demanda da atividade muscular intensa. A proteína contribui relativamente pouco para a produção de energia de maneira que seu metabolismo é freqüentemente ignorado. (Wilmore, Jack e Costill, David).
Proteínas
Proteínas, formadas por uma cadeia de aminoácidos, são moléculas essenciais para manter a estrutura e funcionamento de todos os organismos vivos e podem ter diferentes propriedades e funções. Por exemplo:
enzimas,
hemoglobina,
certos hormônios e o colágeno dos ossos,
tendões
e pele são todos proteínas.
Entre outras coisas, as proteínas:
regulam a contração muscular,
produção de anticorpos,
expansão e contração dos vasos sangüíneos para manter a pressão normal..
Proteína vegetal X Proteína animal
Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo não consegue fabricar 9, que devem ser supridos pela dieta.
A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através da proteína animal.
Fontes de proteína vegetal (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidade de alguns destes aminoácidos essenciais.
A favor das fontes vegetais de proteína está o fato de que elas também fornecem outros nutrientes importantes como carboidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças. Além disso, vegetais são ricos em fibras alimentares.
Por outro lado, a proteína animal é rica em ferro, zinco e vitaminas B.
A principais fontes de proteína animal são:
carnes,
ovos
laticínios.
Já
...