O AGRONEGÓCIO, POTENCIALIDADES E COMERCIALIZAÇÃO
Por: Lygia Gardênia Lima Santos • 15/1/2018 • Trabalho acadêmico • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 143 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO / UFMA - CAMPUS VII / CODÓ
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA / PERÍODO: 2017.2
PROF. DR. FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SOUSA
CIÊNCIAS NATURAIS - BIOLOGIA
ALUNA: FRANCITANIA LIMA DA COSTA DATA: 18/12/2017
O AGRONEGÓCIO, POTENCIALIDADES E COMERCIALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO, BRASIL.
RESUMO: O artigo discorre sobre práticas do agronegócio no município de Codó, bem como suas potencialidades e a forma de comercialização do que é produzido na agricultura local. Mediante levantamento teórico foi possível esboçar tal estudo, apresentando e discutindo os seus respectivos resultados.
PALAVRAS-CHAVES:
Agronegócio; Comercialização; Município de Codó;
ABSTRACT: The article deals with agribusiness practices in the municipality of Codó, as well as its potentialities and the way of commercialization of what is produced in local agriculture. Through a theoretical survey it was possible to sketch such a study, presenting and discussing their respective results.
KEY WORDS: Agribusiness; Commercialization; Municipality of Codó;
- INTRODUÇÃO
O município de Codó faz parte da Mesorregião Leste Maranhense e integra a microrregião Codó. Está situado na área de transição entre as Regiões dos Cocais e do Cerrado Maranhenses (RCC e RCDM) e faz limites com vários municípios da região: a norte Timbiras, a sul: Governador Archer, a leste Caxias, a oeste Capinzal do Norte. A sede municipal localiza-se nas coordenadas geográficas - 4º27’19’’ S e 43º53’08’’ W. Possui uma área de 4.361,318 km2. A população total de acordo com o censo de 2010 é de 118.038 hab. A densidade demográfica é de 27,06 hab./km2 (IBGE, 2010).
Localizada a 292 quilômetros de São Luís, Codó foi grande produtor de algodão desde o período colonial, participando ativamente do processo de industrialização do estado no setor têxtil, com funcionamento de uma fábrica que produzia algodãozinho, brins, mesclas, riscados e sacaria. Hoje destaca-se na produção de arroz, mandioca, milho, feijão (WIKIPEDIA, 2017).
O município dispõe de uma zona rural extensa, de terras ricas para a produção de hortaliças e grãos. Dentre as localidades da zona rural, podemos citar as que são fontes de produção da agricultura: Bacabinha, Bela Vista, Centro do Expedito, Divina Providência, Mirindiba, Montevidéu, Salobro, Sta. M. Moreiras. Além das produções na Zona Rural, o município dispõe de hortas cultivadas na Zona Urbana, a exemplo da Horta do Aeroporto que comercializa os seus produtos para a prefeitura municipal e distribui no mercado público e nas feiras.
Cabe incluir aqui como produção: verduras e legumes como alface, cheiro verde, abóbora, banana, batata doce, acerola, goiaba, macaxeira, mamão, maxixe, melancia, quiabo, vinagreira. Também vem se destacando em Codó, o comércio de peixes produzidos em diversas pisciculturas do município e o frango produzido em Codó e exportado aos outros municípios (Secretaria Municipal de Agricultura, 2017).
- MATERIAIS E MÉTODOS
Este artigo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo junto à Secretaria de Agricultura do município, onde fez-se um levantamento e confronto de informações de modo que os resultados fossem alcançados. Durante a pesquisa analisou-se que há potencialidades na diversidade da agricultura local, e que a mesma se fortaleceu quando da aplicação da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, onde a mesma determina que no mínimo 30 % do valor repassado a estados, municípios, e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foram identificadas diversas potencialidades no agronegócio de Codó, como a produção de legumes e verduras, piscicultura, criação de bovinos, caprinos e suínos, bem como a produção de frango. A maioria dessas produções são oriundas da zona rural do município, que são levadas para a comercialização na zona urbana, e até mesmo para comercialização em outros municípios. Sendo que, de tudo que é produzido no município pela agricultura, parte é adquirida pela Prefeitura Municipal para uso na merenda escolar sob o controle do PNAE e abastecimento do hospital, casas de convivência e outros projetos sociais.
Tabela 1 – Relação Produtores x Produção
Produtor Produto Quantidade Produção |
Horta-Aeroporto Abóbora, Alface, Batata, Banana, 1 tonelada/produto Mensal Horta-Aeroporto Mamão, Macaxeira, Quiabo, Vinagreira. 1 tonelada/ produto Mensal Bacabinha Abóbora, Feijão, Maxixe, Milho Verde, Melancia 5 toneladas / produto Safra Bela Vista Arroz e Milho 10 toneladas / produto Safra Centro do Expedito Abóbora, Banana, Macaxeira 5 toneladas / produto Safra Divina Providência Arroz, Feijão, Melancia, Vinagreira 4 toneladas / produto Safra Divina Providência Alface, Maxixe, Macaxeira, Milho 2 toneladas/ produto Safra Fomento Abóbora, Alface, Cheiro Verde, Quiabo 1 tonelada/ produto Safra Mirindiba Melancia, Milho, Vinagreira 1 tonelada/ produto Safra Salobro Acerola, Banana, Goiaba 2 tonelada / produto Safra Sta. M. Moreiras Banana, Batata, Feijão, Macaxeira 1 tonelada / produto Safra |
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura |
Dentre aqueles que são produzidos no município há também os produtos que são fabricados em cooperativas e associativismo, a exemplo do leite e seus derivados, do frango caipirão, da piscicultura, da extração do coco babaçu e seus derivados, e bolos feitos com ingredientes oriundos da agricultura.
...