O ASPIRADOR DE PO RECARREGAVEL
Por: Punk contra direita e esquerda • 26/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.635 Palavras (7 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
JOAO VITOR DE SOUZA ALVEZ – F20EGG3
LUCAS BARBOSA – N590130
RODRIGO HENRIQUE DE SOUZA – F182FJ3 – EM5P12
VITOR HENRIQUE CRUZ – N54220D6
WESLEY CARDOSO DE FARIA – F337090
ASPIRADOR DE PÓ RECICLAVEL
CAMPINAS
2022
ASPIRADOR DE PO RECARREGAVEL
SOUZA, Rodrigo; SOUZA, João; BARBOSA, Lucas; CRUZ, Vitor; FARIA, Wesley
Orientador: Mauricio
Buscamos com este trabalho mostrar a origem e a conclusão de um protótipo de aspirador de pó recarregável. Onde o grupo buscou utilizar apenas materiais recicláveis que se atende a principal função de um aspirador, aspirando pequenos pedações de papeis (requisito proposto pela instituição de ensino) e outros tipos de materiais. Mostraremos também as dificuldades que o grupo teve, ideias, debates, testes antes de chegar ao protótipo funcional de um aspirador de pó com bateria recarregável. O principal requisito do grupo foi a inovação no protótipo, onde seu funcionamento seja simples, de peso leve , ser portátil e fácil limpeza; a utilização de materiais que podem ser reciclados sem danos ao meio ambiente ou equipamentos velhos sem seu funcionamento, que no caso foram reciclados pelo grupo para a conclusão do protótipo.
Palavras chaves: Aspirador de pó; Reciclável; Protótipo; Grupo.
INTRODUÇÃO
A princípio o grupo se manteve focado na utilização de ideias e conhecimentos, fornecidos pelas matérias estudadas ao longo do curso. Onde abrangeria cálculos e discussões para a conclusão do protótipo, como por exemplo, a força que o motor teria q ter para conseguir girar a hélice, quanto seria necessário a força de aspiração, o peso no eixo do motor, quantos volts seria necessário para o funcionamento, entre outras discussões. Outro ponto crucial para o desenvolvimento do protótipo foi a necessidade de matérias reciclados, agregando mais conhecimento e saberes nos integrantes do grupo.
OBJETIVO
O protótipo foi desenvolvido com o intuito de mostra ao leitor e ao público a utilização de matérias reciclados. A clareza na ideia do grupo e o funcionamento correto do aspirador de pó foram fundamentais para a realização do projeto. Simplesmente o grupo usou matérias de fácil acesso e reciclagem, com um custo baixo para a produção do protótipo. Seu funcionamento tem origem com uma bateria recarregável acoplada a uma caixa de som antiga, fixada na parte de trás do aspirador, a sucção do protótipo acontece através da aspiração por reversão de um motor de dvd antigo, sem uso, com um filtro fino feito com arame e tecido, com reservatório de pequeno a médio porte para o armazenamento dos componentes, conduite na ponta do aspirador, para a melhor flexibilidade e aspiração do mesmo. Tudo isso em apenas uma garrafa pet de 2L.
DESENVOLVIMENTO
Origem da ideia
O tema principal foi proposto pelos professores, onde teríamos que desenvolver um protótipo de aspirador de pó caseiro, com a utilização de materiais recicláveis onde seu funcionamento deve ser feito com bateria recarregável. O mesmo deve aspirar pequenos pedações de folha A4 e pequenas sujeiras. Com base nas informações fornecidas e requisitos solicitados, buscamos encontrar a melhor maneira para realizar o projeto.
Mesmo sabendo dos critérios para o protótipo, o grupo se manteve focado em inovar. A princípio buscamos encontrar a melhor maneira para se realizar o trabalho, utilizando apenas matérias recicláveis, sem motores ou algo que necessitasse de energia elétrica, como por exemplo garrafas pet, canos usados, rede de pesca antiga, entre outros. Buscamos encontrar a melhor forma para o funcionamento do aspirador sem interferência externa.
Problemas ao longo do projeto
A ideia central do grupo era a utilização de 100% do protótipo ser realizado com matérias recicláveis. Para a carenagem do aspirador a utilização de garrafa pet, um filtro no seu interior feito com arame e rede de pesca, já sem uso. Para a aspiração de pequenos componentes a utilização de touca de plástico de natação no fundo da garrafa pet. A princípio o aspirador de pó 100% reciclável foi simples e sem dificuldades, apesar do grupo estar ciente que precisava de mais sofisticação. A montagem do aspirador a princípio era simples, um corte no fundo da garrafa para prender a touca de plástico, o filtro logo em seguida, localizado no interior da garrafa e com a tampa da garrafa livre, para a aspiração dos papeis e demais componentes. Mas encontramos problemas, um deles foi a força que teria que ser feita para a aspiração dos papeis, já que a touca se encontrava muito maleável e necessitava-se de mais elasticidade para o funcionamento. Buscamos resolver o problema, trocando a touca de natação por bexigas já usadas, mas não obtemos sucesso, a bexiga não conseguia aspirar componentes mais pesados e se rompia com facilidade, e fez novamente o grupo pensar em outros meios para a aspiração completa de papeis picados e componentes de leve e médio peso.
Melhorias para o protótipo
Já que o tema proposto pela instituição de ensino era a utilização de baterias recarregáveis para a conclusão do protótipo e seu funcionamento, como as ideias anteriores não tiveram sucesso, optamos pela a ideia de um motor simples com hélice acoplada no eixo principal do motor, nada mais do que uma ventoinha de computador. A princípio a ideia era funcional e com custo baixo, já que seria necessário a compra da ventoinha e pilhas recarregáveis para seu funcionamento. A ideia da compra da principal parte de funcionamento do aspirador de pó não satisfez todo o grupo. Já que desde o princípio a ideia seria inovar, sem compra de componentes para a realização do protótipo. Um DVD BLU RAY sem funcionamento foi fornecido para o grupo, para a extração do seu motor, onde se teve a ideia principal de inovação e reciclagem. O motor do DVD fornecido para o grupo necessita de uma carga de 3 a 6 volts para seu funcionamento. A princípio o grupo manteve a ideia de compra de pilhas recarregáveis, já que atenderia as necessidades do motor. O fornecimento de equipamentos antigos, sem utilização foi fundamental para a conclusão do protótipo, onde o grupo foi novamente contemplado pelos pais de um dos integrantes do grupo, onde forneceu uma caixa de som antiga sem funcionamento. A caixa de som possui uma bateria acoplada no seu interior, recarregável com os demais acessório para sua recarga. A mesma atendia os requisitos para o funcionamento do motor, onde sua carga chega a 3,7 volts. A melhora no filtro também foi fundamental para a aspiração, onde o grupo se atentou para o tecido e seu principal funcionamento, evitar a passagem de sujeira para o motor. Um tecido de peça de roupa feminino, que seria descartado foi utilizado para a realização do filtro, atendendo a ideia central do grupo. A ponta do aspirador foi pensada para melhor estética e fácil aspiração, onde um conduite de fiação elétrica, encontrada em uma obra foi utilizada para melhor funcionamento do mesmo.
...