O Artigo Inclusão Social e Gestão Escolar
Por: Maelly Batista • 29/5/2021 • Artigo • 744 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
Artigo inclusão social e gestão escolar
Resumo
Este trabalho analisa a política de inclusão que ocorre nas instituições de ensino superior, sendo estas publicas ou privadas, considerando seus revés e os métodos de gestão. Em relação ao ensino superior publico, será evidenciado a inconsistência em administrar a verba e os custo dos alunos, e também a problematização a manutenção do prédio da instituição. No ensino superior privado, expõe-se a qualidade de educação, a questão da insolvência,como também as possibilidade e proposta de bolsas para continuidade dos alunos na instituição. A perspectiva sobre o novo procedimento de avaliação do IGC- Índice Geral de Cursos, se dará com o objetivo de validar que esse sistema de avaliação elege as Instituições de ensino, sendo publica, quanto privadas, servindo como principio de escolha dos futuros alunos. Em relação a inclusão social, sera exposta a parte teórica, facilitando assim seu entendimento, para inicio da reflexão critica do assunto, e posterior analise do sistema político de bolsas, sendo publica ou privada, com intuito de amenizar assim a exclusão social. Por fim será acentuado o Sistema de gestão das políticas de bolsas pelo governo federal e também das instituições de ensino superior, tentando garantir a inclusão social.
Palavra chave: Ensino, bolsas e inclusão.
Introdução
Ao analisarmos o contexto que nosso pais trata a educação superior, logo evidenciamos que passam por constantes crises. O ensino publico e devastado pela ausência de verbas e infra-estrutura escassa. Em contra tempo o ensino privado, a realidade e diferente, pois esse sistema sofre com a insolvência e numero de alunos cada vez mais baixo, sendo acentuado pelo aumento de instituições privadas de ensino superior, e acesso de recentes cursos.
Em relação a esse cenário, são ofertados vários incentivos de financiamento e sistemas de bolsas, que são inseridas pelas próprias instituições do ensino privado, como também pelo governo federal. Porem enfatiza-se que existem inconsistências sobre a eficácia dessas políticas, levando a questionamento sobre a efetividade de inclusão social.
As bolsas são destinadas a um publico- alvo desprovido, seja de recursos financeiros precários, ou por suas classes sociais. Como não fazer uma distinção entre os cidadãos, se estabelecemos o parâmetro de igualdade por intermédio da desigualdade.
O direito a igualdade esta previsto na Constituição Federal, mas sobretudo as bolsas atinge apenas uma parte da comunidade, sendo estas desprovidas de fundos financeiros, e bem como classes medias.
Ressaltando que esses candidatos ao serem beneficiados com as ofertas de bolsas de estudos, tanto das Instituições de ensino privado, como do governo federal. Em sua a maioria não teriam ingressados nos ensino superior, por problemas socioeconômicos.
Instituições de Ensino superior publico
Um fato decorrente do ensino publico a uma incompatibilidade de interesses, pois o governo federal enuncia a valorização das instituições publicas de ensino superior, enquanto os docentes e os gestores suplicam por mais verbas.
Isso ocorre pois em sua totalidade, os orçamentos das instituições publica de ensino superior e prejudicado, com o pagamento dos colaboradores, não sobrando orçamento para aplicações especificas no ensino, na pesquisa e na extensão.
As despesas de um aluno de ensino publico, e superior o de um estudante de ensino privado, causando assim um embaraço no Estado , na função de gestor.
...