O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS - ACUSAÇÃO
Ensaios: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS - ACUSAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleitonroberto • 3/9/2014 • 341 Palavras (2 Páginas) • 1.289 Visualizações
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Acusação:
Na estória dos exploradores de caverna, membros de uma sociedade de exploração de cavernas calcárias ficam presos em uma destas por trintas e três dias em consequência de desmoronamento que bloqueou a única saída. Em tal situação, os quatro acusados cometeram atos de canibalismo na vítima Roger Whetmore.
Iniciaremos a acusação com a seguinte citação:
"Quem quer que intencionalmente prive a outrem da vida será punido com a morte".¹
O presente caso pode ser considerado um caso difícil de ser resolvido e proporciona ampla área de debate para a defesa, mas o estado determina que quem comete um assassinato deve ser punido com a morte, e de fato esse assassinato aconteceu.
Consideramos que se for relatado o fato de que os réus mataram Roger Whetmore, para defender sua própria vida, a vítima, assim como os acusados, também tinha direito a vida, direito que foi violado como se a vida deles tivesse maior valor que a vida de Roger. Tal pensamento pode ser considerado um absurdo.
Se considerados inocentes por assassinato, os demais assassinos também irão basear-se nesse caso alegando não serem culpados simplesmente porque tiveram a necessidade de matar. Tal comportamento ira afetar o ordenamento do estado, tirando a autoridade do direito e desorganizando a sociedade.
Digamos que se uma lei foi positivada, ela deve ser cumprida. A lei é clara, a execução desse tipo de ato deve ter uma punição, e nessa situação deve ser irrevogavelmente, executada essa lei.
Em outro ponto de vista, relacionados com os “dados”, será que uma vida é tão pouco considerável a ponto de jogar a sorte em um pequeno poliedro, usado na maioria das vezes em jogos de tabuleiro? Será que a vida possui o valor de um jogo?
Proponho que devemos levar em consideração a decisão do juiz de primeira instância, que agiu não só da maneira correta e de acordo com a lei, mas visando um futuro de uma sociedade que respeita o direito positivado.
¹Citação retirada do livro ”O caso dos Exploradores de Cavernas”, livro no qual se baseia esta acusação
...