O CONCEITO DE LETRAMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Trabalho Escolar: O CONCEITO DE LETRAMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 270478 • 24/10/2014 • 709 Palavras (3 Páginas) • 806 Visualizações
O CONCEITO DE LETRAMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções, em brincadeiras do dia-a-dia, ir ao supermercado, assistir TV, entra outras coisas relacionada com a interação da criança com o mundo letrado é muito entes das letras e vai além delas.
Letramento: conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito. HOUAISS, 2004
Alfabetização: é um processo dentro do letramento, é a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever. Há diversas formas que envolvem o letramento e a escrita, vários estudos dentro de muitas épocas, estudos e levantamento às vezes até contraditórios, há o meio de letramento dos autônomos, a diferença entre os letrados e os não-letrados. Sem o letramento e a escrita não haveria a imprensa um dos grandes marcos na historia da humanidade, que hoje é uma tecnologia qualquer e não mais uma simples invenção .
Segundo a professora Rosineide Magalhães, no texto “Letramento como Prático Social”, a escrita e a leitura são consumidas, hoje, pelas pessoas como meio de sobrevivência, com o objetivo de formação acadêmica, profissional, integração e interação social, resolução de problemas cotidianos, condição de entender o mundo e suas tecnologias.
Há diferentes tipos de letramentos associados a diferentes domínios sociais, por exemplo: letramento tecnológico, literário, religioso. O letramento autônomo é aquele que acontece somente dentro da escola, desvinculado do mundo. Tais formas estão incluídas ou no letramento formal, legitimado; ou no informal, incidental. Existem varias formas de linguagens que podem ser trabalhadas na forma de aprendizagem, linguagens que podem ser trazidas pra sala de aula como uma forma divertida, sem o peso de ser de uma forma tradicional, pode ser trabalhada a linguagem corporal, plástica, musical, dramática, oral, escrita, natural, emocional, caba ao professor saber levar de uma forma que prenda a atenção e o interesse de cada aluno.
"Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser."
Magda Soares
Os erros apontados no texto não indicam que a criança não esteja alfabetizada, mas apenas que se confunde com as pronuncias, sabe como falar, então apenas transcreve para o papel aquilo que fala então se torna fundamental a presença marcante não só de um alfabetizador consciente do sistema ortográfico, mas também de um fonoaudiólogo.
Para o alfabetizador é de suma importância ter bem claras em sua mente as particularidades nas variedades de correspondências entre sons e letras, pois com certeza acontecera de algum aprendiz lhe perguntar se é falado de uma maneira, por que se deve escrever de outra? Então o professor deve estar apto a explicar que a posição deve ser levada em conta para a correspondência entre sons e letras.
Alguma das falhas do texto apresentada no livro tentai analisá-las da seguinte forma:
Viageu
...