O CONSELHO DE CLASSE INSTRUMENTALIZANDO O PROCESSO AVALIATIVO
Pesquisas Acadêmicas: O CONSELHO DE CLASSE INSTRUMENTALIZANDO O PROCESSO AVALIATIVO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lh.ferreira • 1/3/2015 • 5.581 Palavras (23 Páginas) • 1.677 Visualizações
O CONSELHO DE CLASSE INSTRUMENTALIZANDO O PROCESSO AVALIATIVO
SÃO PAULO
2014
RESUMO
Este trabalho de pesquisa esta voltada à reflexão do conselho participativo como instrumento de avaliação, pois permite a discussão e análise coletiva à melhoria do desempenho dos alunos, uma dinâmica entre os participantes bem como a corresponsabilização das decisões tomadas e dos seus resultados. Leva a uma reflexão coletiva e democrática, buscando melhores alternativas, promovendo o sucesso da escola.
Segundo alguns autores, o conselho participativo permite uma reflexão e discussão para as dificuldades de ensino, de aprendizagem, adequação dos conteúdos curriculares, metodologias empregadas, competência e habilidades, enfim, da própria proposta pedagógica da escola para se adequar às necessidades dos alunos; permitindo não só a análise do desempenho do aluno e, mas, do desempenho da própria escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar (professores e outros profissionais, alunos e responsáveis legais); uma reflexão coletiva democrática, possibilitando a consciência crítica criativa e o interesse pelo processo ensino-aprendizagem.
Palavras – Chave: Reflexão coletiva, Corresponsabilidade, Proposta pedagógica.
RESUMEN
Esta investigación tuvo como objetivo la reflexión del consejo participativo como herramienta de evaluación, pues permite la discusión y el análisis colectivo para mejorar el rendimiento de los estudiantes, una dinámica entre los participantes, así como la corresponsabilidad de las decisiones tomadas y sus resultados. Conduce a una reflexión democrática y colectiva, en busca de mejores alternativas, promoviendo el éxito escolar.
Según algunos autores, el consejo participativo permite la reflexión y el debate sobre las dificultades de la enseñanza, del aprendizaje, de la adaptación de los planes de estudio, metodologías empleadas, la competencia y las habilidades, finalmente, de la propia propuesta pedagógicas de la escuela en sí para satisfacer las necesidades de los estudiantes; lo que permite no sólo el análisis de rendimiento de los estudiantes y, sino, el rendimiento de la propia escuela, en forma conjunta y cooperativamente mediante la integración de la organización escolar (profesores y otros profesionales, los estudiantes y los tutores legales); una reflexión colectiva democrática, permitiendo la conciencia crítica y creativa interés en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Palabras Clave: Reflexión colectiva, corresponsabilidad, Propuesta pedagógica
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................09
CAPITULO 01: CRIAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE AO LONGO DA HISTÓRIA...............................................................................................14
CAPÍTULO 02: O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO COMO FORMA DE AVALIAÇÃO........................................................................19
CAPÍTULO 03: CONSELHO DE CLASSE É A LITERATURA.............. 22
CAPÍTULO 04: ANÁLISE DE QUESTIONÁRIO....................................25
4.1 – DEPOIMENTO DA DIREÇÃO.........................................25
4.2 – DEPOIMENTO DOS PROFESSORES...........................26
4.3 – DEPOIMENTO DOS ALUNOS........................................27
4.4 – DEPOIMENTO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS LEGAIS...................................................................................................27
CAPÍTULO 05: CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................... 29
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................31
INTRODUÇÃO
O objetivo desta pesquisa e destacar a importância do conselho participativo como instrumento de avaliação, pois permite a discussão e análise coletiva visando à melhoria do desempenho dos alunos. Apresenta uma dinâmica entre os participantes bem como a corresponsabilização das decisões tomadas e dos seus resultados. Leva a uma reflexão coletiva e democrática, buscando melhores alternativas, promovendo o sucesso da escola.
Outro ponto importante é a integração entre a escola e a comunidade escolar refletindo na construção de um projeto político pedagógico de ação transformadora.
A linha de ação desenvolvida está voltada para uma pesquisa reflexiva quando ao processo avaliativo da aprendizagem com aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos alicerçados e construídos em base teóricas de autores selecionados é o principal objetivo desta pesquisa
O conselho participativo, já um iniciativa de algumas escolas no estado de São Paulo, realizado com o grupo de alunos da sala, professores, coordenação, direção e os responsáveis legais. Cuja finalidade e achar soluções dos problemas depois de diagnosticado, com esta dinâmica da oportunidade da participação de todos os envolvidos e partir desta analise cria-se um termo de compromisso resultante das tomadas de decisões.
“Não está nas possibilidades da escola mudar as características de vida dos alunos ou de suas famílias, mas, a escola pode e deve mudar as formas e condições do serviço prestado, conforme as características dos alunos.” (PENIN, 1992, p.90)
Toda pratica pedagógica pode ser aperfeiçoada e melhorada tanto ao docente quanto a do discente; visando uma escola mais dinâmica. Todas as discussões devem ser diagnostica e resolvidas.
O conselho participativo cria um espaço para reflexão e discussão quanto às dificuldades de ensino, de aprendizagem, adequação dos conteúdos, curriculares,
...