Qual o Papel do Avaliador e do Avaliando no Processo Avaliativo?
Por: mara4514 • 1/10/2018 • Relatório de pesquisa • 347 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Qual o papel do avaliador e do avaliando no processo avaliativo?
• Educação = Avaliação
• Educador = Avaliador
• Aluno = avaliando
O ambiente escolar é visto como opressor, pois não abre portas para a liberdade de criação das potencialidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Sobre o sistema ser tão fechado para mudanças que muitos professores se sentem incomodados e muitas vezes sozinhos nessa causa, devido haver uma resistência em relação ao modo convencional de se ensinar, por parte de alguns educadores.
O filme trata a autonomia e a afetividade, mostrando que é preciso entender o aluno como um indivíduo e não tratá-los da mesma forma que um “sistema de produção continua”, onde a criança não precisa sofrer para aprender.
O documentário busca encontrar iniciativas, escolas e educadores, que apresentem alternativas quanto ao sistema convencional de ensino no qual, na maior parte do tempo, o professor costuma ser compreendido como detentor do conhecimento e o aluno como receptor passivo.
O autor acredita que a escola pode ser um espaço acessível a qualquer momento desde que o indivíduo tenha a vontade de frequentar o local por vontade própria e não forçadamente.
Papel do Professor: Ser ele o revolucionário, mostrar aos alunos conteúdos diferentes, fora do sistema, para motivá-los a se relacionar e a pensar de forma diferente. Acabar com o modelo padrão, convencional de escola. Ouvir e criar nos alunos a vontade de conhecer, o gosto pela pesquisa e uma alegria ao frequentar a escola, local no qual podem se aperfeiçoar cada vez mais.
Encontrar outras formas de educar, desenvolver ideias inovadoras, baseadas na participação e na autonomia de cada aluno, como em lugares diferentes, diferentes faixas-etárias, com interação a natureza e conteúdos interdisciplinares.
Papel do aluno: Trabalhar em conjunto, ter voz ativa, serem mais críticos, autônomos, questionadores, tornando-se adultos mais interessados. Participar mais ativamente na construção de seu próprio conhecimento, permitindo-o entrar em contato com seus potenciais, a fim de desenvolvê-los e ao mesmo tempo suprir as dificuldades e deficiências identificadas.
...