O Caso Dos Exploradores De Caverna
Monografias: O Caso Dos Exploradores De Caverna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biiancachaves • 11/12/2013 • 790 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
O caso dos exploradores de caverna
No inicio de maio de 4299, quatro amigos e um membro de um grupo amador de exploração de caverna (Sociedade espeleológica) decidem explorar o interior de uma caverna onde havia rocha calcária, esse tipo de rochedo é muito comum no planalto central. Quando chegaram à região da exploração, porém um pouco distante da caverna que estavam à procura ocorreu um deslizamento de terra, que arrastou para a caverna enormes blocos de pedras que bloquearam a única saída da caverna, fazendo com que os exploradores ficassem presos.
Sem nenhuma noticia e com a demora em voltar para casa, às famílias dos exploradores começaram a ficar preocupados e entraram em contato com a Sociedade, que enviou uma equipe de resgate ao local onde os exploradores desapareceram. O resgate que parecia fácil tornou-se trabalhoso e difícil, novos deslizamentos de terra ocorreram durante a tentativa de salvamento, dez operários morreram soterrados tentando salvar os exploradores.
Os recursos financeiros da Sociedade foram exauridos, foi necessária uma concessão de recursos do poder legislativo, e uma campanha para arrecadar dinheiro para ajudar a complementar os fundos.
No Vigésimo dia de tentativa de salvamento, a sociedade espeleológica descobriu que os exploradores levaram um rádio transmissor e foi possível a comunicação, no primeiro contato, os membros da sociedade perguntaram quanto tempo o resgate iria demorar a chegar, a resposta foi que levaria 10 dias. Com essa resposta, os exploradores fizeram as seguintes perguntas: se poderiam sobreviver mais dez dias sem alimentação e quais seriam as chances de sobrevivência se comessem carne humana. A primeira resposta foi “não” e a segunda foi “sim”, que eles teriam grandes chances de sobreviver.
Devido à situação em que se encontravam, os exploradores fizeram perguntas para as autoridades judiciárias, religiosas e médicas, querendo saber a legalidade do ato de ingerir a carne humana, porém os exploradores não obtiveram resposta das autoridades quanto as perguntas feitas.
Os dias foram passando e os exploradores continuaram sem resposta, então decidiram desligar a transmissão com o resgate e conversaram sobre um possível acordo de matarem um dos cinco para que os demais pudessem sobreviver. Roger Whetmore sugeriu um jogo com os dados que havia levado por coincidência, para saber qual dos exploradores seria morto e serviria de alimento para os outros, após várias discussões sobre como seria decidido, Whetmore desiste do jogo e os quatro exploradores não aceitam sua desistência e o acusam de quebra de acordo e prosseguem com o jogo, todos lançam o dado, quando chega a vez de Whetmore ele acaba sendo escolhido para morrer.
Então foi morto e serviu de alimento para os outros até serem salvos pelo resgate, depois do resgate os exploradores foram para o hospital onde permaneceram durante vários dias, lá foram submetidos a um tratamento de desnutrição e um choque emocional, ao serem liberados foram denunciados pelo assassinato de Roger Whetmore.
Os exploradores foram a julgamento, e em primeira instância foram condenados à pena de morte, em segunda instância foram julgados por um corpo de ministros: FOSTER, TATTING, KEEN E HANDY.
O primeiro ministro, Foster: queria a absolvição dos réus, justificando que quando Whetmore
...