O Cerimonial e Protocolo
Por: Bruna Camargo • 12/5/2020 • Projeto de pesquisa • 2.930 Palavras (12 Páginas) • 289 Visualizações
ETEC FERNANDO PRESTES
ANA LAURA MORAES, BRUNA P. CAMARGO, NATHALIA TONET
CERIMONIAL E PROTOCOLO
Precedência, posse de presidente, visitas oficiais, falecimentos, condecorações.
SOROCABA
2019
ANA LAURA MORAES, BRUNA P. CAMARGO, NATHALIA TONET
CERIMONIAL E PROTOCOLO
Precedência, posse de presidente, visitas oficiais, falecimentos, condecorações.
Trabalho apresentado no curso de Eventos
da Escola técnica ETEC Fernando Prestes
Orientador (a): Selma Pedra
SOROCABA
2019
SUMÁRIO
RESUMO 4 e 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO 7
DESENVOLVIMENTO 8 à 16
CONCLUSÃO 17
RESUMO
Este instrumento mostra como planejar, organizar e administrar os eventos, de maneira a destacar, sequencialmente, a uniformização, a beleza, a sensibilidade e o encanto que podem tocar o emocional do espectador, dando impressão de planejamento e ordem.
No Brasil, ainda vigora o Decreto no 70.274, de 9 de março de 1972, o qual aprova as normas de cerimonial público e a ordem geral de precedência, que deverão ser observadas nas solenidades oficiais realizadas na capital da República, nos estados, nos territórios federais e nas missões diplomáticas do Brasil.
Obviamente, torna-se patente a atualização do citado decreto, principalmente quanto à ordem de precedência, tendo em vista as novas atribuições estabelecidas pelas gestões de governo. Ademais, o referido decreto presidencial começou a ser cumprido na época em que o regime militar estava implantado no Brasil. Em razão disso, os eventos seguiam um rigor maior.
Ocorre que, naquela época, devido ao regime militar, as cerimônias tinham outro perfil, e acreditava-se que, no órgão público, não se deveria trabalhar a imagem, pois se evitava mostrar a cara da instituição.
Nos últimos anos, a esfera do governo tende no que diz respeito às regras e às formalidades do cerimonial público, à sensibilidade, à flexibilidade e, principalmente, ao bom senso.
Atualmente, vive-se outra política, em que a principal preocupação não é excluir completamente da divulgação os atos da instituição, é, antes, mostrar boa imagem. Embora isso não queira significar negligência ou falta de zelo, enfoca-se a necessidade de sensibilizar os procedimentos, com responsabilidade, disciplina e qualidade, para que tudo resulte em firmar a imagem da organização.
Apesar da importância de se levar em conta a simplicidade nos eventos, não se deve desconsiderar que protocolo, cerimonial e etiqueta são, imprescindivelmente, as bases para a realização de cerimônias.
Protocolo e cerimonial englobam normas, ritos e pompas: “protocolo, cerimonial e etiqueta são o cerne de qualquer evento público ou empresarial, dando-lhes forma e conteúdo”. (MEIRELES, 2002, p. 23).
Nos dias atuais, ainda é escassa obra a respeito de cerimonial, protocolo e etiqueta. Portanto, mesmo quem se mantém por mais tempo na área de cerimonial, depara-se com questões que, muitas vezes, recebem multiplicidade de respostas, como, por exemplo: Como compor uma mesa par? Aplaude-se após a execução do Hino Nacional? Onde o anfitrião deve sentar-se? Que traje usar? Qual o papel do mestre de cerimônias? Que fazer com as autoridades retardatárias? Como fazer um roteiro de solenidade?
Para tanto, apresentam-se a seguir os procedimentos necessários para a realização de uma solenidade com sucesso, desde o planejamento estratégico até a avaliação final.
REFERÊNCIAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Posse_do_presidente_do_Brasil
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=jyFnDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT18&dq=+Cerimonial+empresarial+&ots=TvC75VEmWk&sig=2WnlKDuvtHav5fvPosv4S_gR1qY#v=twopage&q&f=false
https://blog.grupo-pya.com/pt-br/manual-de-protocolo-empresarial-conteudos-e-passos-de-elaboracao/
INTRODUÇÃO
De acordo com cada tipo de evento, o cerimonial diz respeito às formalidades exigidas em certo acontecimento, de acordo com uma ordem pré-estabelecida. Já o protocolo, trata-se de uma parte do cerimonial, estabelecendo as normas para a boa condução do evento, seja ele uma reunião, um curso, inauguração e até mesmo uma palestra.
Ainda que seja mais comum perceber essas normas em eventos extremamente formais, o cerimonial e protocolo se ajustam segundo as características de cada tipo de evento e, consequentemente, ao seu conjunto de itens necessários, como a ordem de procedência.
CERIMONIAL
O cerimonial foi criado com objetivo de organizar um evento com um conjunto de normas estabelecidas. E ele é quem dita á ordem hierárquica para determinar as regras de conduta em eventos. Uma cerimônia bem-sucedida irá refletir a organização do governo, da prefeitura, da empresa ou de uma instituição.
Nos dias atuais existem decretos, regras, normas e leis para que o protocolo seja seguido. Cada evento tem um cerimonial a ser cumprido.
Segundo a escritora Marina Martinez Nunez o conceito de cerimonial é um conjunto de diretrizes preestabelecidas que precisa ser conhecido e observado em eventos oficiais ou especiais, sendo o indicador de como as pessoas devem se comportar no convívio social formal.
...