O Ciclo Da Sucata
Ensaios: O Ciclo Da Sucata. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kezia1 • 18/10/2013 • 390 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
A SUCATA
A importância da sucata
A Gerdau a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a diminuição da quantidade de material depositado em aterros e locais inadequados. Ao utilizar sucata ferrosa em seu processo produtivo, a Gerdau também reduz o uso de energia necessária no processo de produção de aço e, consequentemente, as emissões de CO2. Além disso, gera oportunidades de trabalho a milhares de pessoas por meio de uma extensa cadeia de coleta e processamento de sucata para reciclagem.
De onde vem a Sucata
A maior parte da sucata reciclada pela Gerdau são materiais que deixam de ser úteis à sociedade, como fogões, geladeiras e carros velhos. Esses materiais são reaproveitados e transformados em novos produtos de aço. A Gerdau recicla também o aço resultante do processo produtivo das indústrias, como a automotiva, de embalagens e de eletrodomésticos.
Ciclo da Sucata
Gerdau busca alternativas inteligentes e sustentáveis para o aproveitamento de coprodutos gerados durante a produção do aço. Isso é feito por meio de diversas iniciativas, como a identificação de oportunidades de reciclagem no próprio processo produtivo do aço, o desenvolvimento de estudos em parcerias com universidades, entidades de pesquisa e indústrias, além de melhorias internas no beneficiamento dos coprodutos para viabilizar a reciclagem.
Em 2011, a Gerdau ampliou o nível de reaproveitamento de seus coprodutos, contribuindo para a conservação de recursos naturais. O índice de reaproveitamento desses materiais, que considera o volume de resíduos reaproveitados por distintos segmentos da economia e do próprio setor do aço, chegou a 78,3%. No exercício, um dos destaques foi o início da reciclagem de 100% do pó coletado pelos sistemas de despoeiramento das aciarias elétricas de usinas localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro. Durante o processo, todo o zinco contido no pó é reaproveitado e o restante é transformado em produtos para a construção civil. Em 2012, foram iniciados estudos de viabilidade para ampliar esse projeto para outras plantas industriais localizadas no Brasil. Além disso, usinas da Gerdau nos Estados Unidos, no Canadá e na Espanha também contam com iniciativas para o reaproveitamento do pó de aciaria.
Todo o processo de transporte, armazenamento e comercialização de coprodutos atende aos requisitos legais e do Sistema de Gestão Ambiental da Gerdau.
...