O Consumo Sustentável
Por: Vitória Paes • 16/5/2022 • Dissertação • 393 Palavras (2 Páginas) • 67 Visualizações
Consumir sempre fez parte da história da humanidade, quando nos deparamos, com determinada necessidade, passamos a planejar como iremos supri-la; atualmente, esse consumo deixou de estar ligado apenas ao necessário e se transformou em um costume desenfreado, inserido na rotina de toda a sociedade. Precisamos analisar, quais são as consequências e os impactos ambientais gerados por esse hábito.
Em grande quantidade, o necessário e o supérfluo, são consumidos paralelamente, pois a sociedade capitalista, não se contenta em ter apenas o que se precisa. Estudiosos consideram, que essas ações demasiadas, são a nova doença moderna, e a cada dia que passa, ela se alimenta das grandes jogadas de marketing das mídias, que revelam apenas, os benefícios que esses consumos exacerbados podem trazer, deixando de explicitar as consequências ruins e o que de fato acontece com o meio ambiente em que todos nós vivemos.
São inúmeros os impactos, causados em nosso planeta, pois o alto consumo, acarreta uma demanda de produção cada vez maior, que faz com que cresça ainda mais os desmatamentos e as emissões de gases na atmosfera, além disso, aumenta também a quantidade de lixos produzidos, que na maior parte das vezes são descartados de formas errôneas. Tudo isso só poderá mudar a partir da educação, pois orientar sobre a sustentabilidade pode ser um novo caminho, que se trilhado da forma correta, nos levará à grandes mudanças. A sustentabilidade abrange diversos contextos, desde o ambiental ao econômico, ela não veio para impedir, mas sim para criar novas opções de se consumir da maneira correta, o consumo sustentável não visa apenas “ter” algo, ele nos mostra a importância dos verdadeiros valores.
É preciso saber escolher os produtos corretos, aqueles que tenham utilizado a menor quantidade possível de recursos naturais, agredindo menos o meio ambiente, produtos que possam ser reutilizados, e reciclados, formando assim um novo produto sustentável. Quando conseguimos adquirir esse novo habito, passamos a saber separar o que é negativo e positivo para o meio em que vivemos. Consumir com consciência não serve apenas para o que podemos comprar nas lojas, mas nos ensina também a preservar o que já temos da natureza, saber utilizar e economizar a água e energia, são dois grandes exemplos. É necessário mudar, mas fundamentalmente ensinar à mudar, e nós educadores temos esse papel, disseminar o conhecimento, para estimular novas práticas que serão a mudança do futuro de todos.
...