O Cuidado, Educação e Comunicação em Saúde
Por: Thiago Moreira • 20/4/2023 • Relatório de pesquisa • 643 Palavras (3 Páginas) • 84 Visualizações
MINISTÉRIO DA SAÚDE [pic 1]
CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO TÉCNICO SAÚDE COM AGENTE - ACS
Disciplina 21 - Cuidado, Educação e Comunicação em Saúde
ACS: THIAGO MOREIRA DA SILVA E EDINEIDE COSTA DE SOUSA QUEIROZ
Turma: ACS-2391
Preceptora: MARIA PRISCILA FIGUEIREDO ANGELIM NEVES
ORÓS - CEARÁ
2023
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Tema: Desafios Sociais e Familiares Enfrentados por Mães e Crianças com TEA.
Autismo é uma palavra originária do grego “autos”, que significa “próprio ou de si mesmo”. Consiste em um distúrbio neurológico que se manifesta na infância, acarretando atrasos no desenvolvimento de interação social e aprendizagem dos indivíduos afetados. Não há uma causa definida para o autismo.
Esse transtorno leva ao atraso no desenvolvimento infantil, interferindo na socialização, comunicação e imaginação. A manifestação acontece até os três anos de idade.
Essa ação contribui para que o tema seja amplamente debatido em diferentes contextos sociais e familiares. Focados no bem-estar de pessoas com TEA e seus cuidadores e assim ajudar a desmistificar a visão sobre indivíduos problemáticos criada por anos nos mais diversos contextos que essas pessoas estão inseridas.
Como o autismo ainda não é amplamente conhecido em seus detalhes, esse diagnóstico pode levar à não aceitação da família. Aquilo que não é plenamente compreendido pode causar medo e o medo leva muitas vezes à rejeição.
Então a dificuldade do TEA se soma ao desamor e à falta da ajuda necessária para o desenvolvimento dessas pessoas. A inclusão dos autistas na sociedade se inicia no seio familiar.
PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
–3º passo (avaliação): A população assistida teve a possibilidade de discutir sobre sua realidade sendo bastante participativa com perguntas pertinentes aos assuntos, demonstraram anseio por uma melhoria de vida perante a sociedade. Mesmo com uma quantidade de faltantes que demonstra uma certa fragilidade na participação mais engajadas na lute também por direitos desse público necessitando de uma maior participação delas através dessas informações e um maior apoio social e multisetorial. Todos os tópicos propostos foram executados com sucesso concluído com uma dinâmica que trazia a verdadeira importância da união delas para suportarem as grandes adversidades que enfrentam diariamente tanto no contexto social e familiar e assim, nosso serviço de educação em saúde continue nesse caminho, o caminho da disseminação de informações relevantes para o individual e coletividade em nossas comunidades. |
...