O Código de Ética
Por: jessicarandow • 24/5/2023 • Projeto de pesquisa • 766 Palavras (4 Páginas) • 54 Visualizações
- Preâmbulo
I - Trata-se de um texto introdutório, com objetivo de explicitar os valores que guiam o texto constitucional, orientações para a aplicação dos fundamentos éticos e condutas necessárias aos profissionais da Radiologia inscritos no sistema CONTER/CRTRs.
II - O Conselho de Fiscalização Profissional é uma instituição de direito público que tem como objetivo aplicar a legislação nacional. Sua função é regular e fiscalizar, sob a profissão estabelecida em lei, impedir que ocorra o exercício ilegal da profissão, especialmente por pessoa inabilitada que exerça alguma profissão, cujo exercício dependa de inscrição profissional, promovendo assim a defesa da sociedade e garantia de prestação do serviço com qualidade.
III - O Código de Ética é definido como um conjunto de normas que, por força de lei, determina quais são os direitos e deveres de um grupo profissional em relação às suas atribuições e responsabilidades.
- Capitulo I da Profissão
Regulada pela lei nº. 7.394, de 29 de outubro de 1985, a profissão de técnico de Radiologia exige formação técnica de nível médio que capacita o profissional a operar e prepara equipamentos radiográficos. Alguns exemplos de aparelhos são: Raios x, mamógrafos, densitometria, arcos cirúrgicos, radioterapia, tomografia computadorizada e área da industrial.
- Radiologia, no setor de diagnostico médico.
A radiologia é a especialidade médica que, utiliza de diferentes tipos de radiação com finalidade de diagnósticos precisos e identificação de problemas ainda em estágio inicial por meio de interpretação de imagens.
- Radioterápicas, no setor de Terapia médica.
Radioterapia é um dos métodos capazes de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células normas circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.
- Radioisotópicas, no setor de Radioisótopos.
Os Radioisótopos são formados por Isótopos, que são átomos com o mesmo número atômico e diferente número de massa.
Os radioisótopos servem para diagnóstico e tratamento de doenças, sendo a principal base da medicina nuclear. Essa área da medicina utiliza materiais radioativos para acompanhar processos metabólicos através de imagens, combaterem patologias e sintomas como dor causada por metástase.
Existem dois tipos de Isótopos: Os radioativos e não – radioativos.
- Radiologia Industrial, no setor Industrial.
A Radiologia Industrial é uma das áreas dentro da Radiologia que diz respeito às práticas e aos processos de controle de qualidade em produtos e em materiais. Nesse caso estão: Setor alimentício, bebidas, cimenteiras, concreto, embalagens, fertilizantes, metalurgia, mineração, papel e celulose, petrolífero, petroquímico, pedras preciosas e siderúrgicas. A Radiologia Industrial também possui importante função na Aviação, onde são realizadas radiografias de peças importantes de aeronaves para avaliar se não contem nenhuma rachadura ou nenhum problema.
...