O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA MANIPULAÇÃO DE DADOS EM ARQUIVOS, STRINGS E ESTRUTURAS DINÂMICAS E NÃO-HOMOGÊNEAS
Por: sungiefairy • 11/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 146 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS ESTRUTURA DE DADOS
I. TEMA:
“DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA MANIPULAÇÃO DE DADOS EM ARQUIVOS, STRINGS E ESTRUTURAS DINÂMICAS E NÃO-HOMOGÊNEAS.
TURMAS: TADS
Disciplina: Estrutura de Dados
Professora Responsável: ELIANE OLIVEIRA SANTIAGO
Objetivo: Trabalhar com manipulação de dados em arquivos, strings, e estruturas de dados não-homogêneas e dinâmicas.
II. PROPOSTA DO TRABALHO
A Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) como componente essencial e permanente da educação nacional.
No âmbito do curso e em obediência à Legislação vigente no país, institui-se como objeto de pesquisa dados capturados de imagens de satélites, ou sensores, publicados por órgãos públicos ou privados, que servem de base para o monitoramento e controle do meio ambiente.
São exemplos de órgãos públicos o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão responsável por produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre; o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), responsável por gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia; dentre outros.
Considerando que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá lo para as presentes e futuras gerações”, cada grupo deverá efetuar uma pesquisa sobre dados abertos sobre o meio ambiente, a fim de entender a natureza e a qualidade dos dados, bem como o propósito, a fim de promover reflexões para a participação ativa na defesa do meio ambiente.
III. REQUISITOS
∙ Pesquisar dados de meio-ambiente gerados por Instituições públicas ou privadas que trabalham em prol da criação de ciência e tecnologias para controle e monitoramento do meio-ambiente. Exemplos, não exclusivos, podem ser acessados em:
o https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/relevobr/download/sp/sf-23-y-c.htm o http://www.dgi.inpe.br/CDSR/
o http://catalogo.governoaberto.sp.gov.br/dataset?download=1&espacial=6 o http://dados.gov.br/dataset/painelsaneamento_mma
∙ Contextualizar o cenário da pesquisa, bem como justificar a importância e relevância dos dados para o monitoramento e controle do meio ambiente. Um exemplo de contexto é apresentado a seguir:
O geoprocessamento de imagens da floresta
amazônica permite a fiscalização de ações de crimes
ambientais. Os satélites geram cerca de 100 mil
imagens de toda a região a cada 24 horas, essas
imagens são armazenadas e catalogadas.
3.1 Requisitos Funcionais:
o Criar uma estrutura de dados não-homogênea para exemplificação dos dados gerados pela instituição pesquisada. Simplificações necessárias para representar o domínio são permitidas.
o Criar uma Aplicação em Linguagem de Programação Orientada à Objetos, contendo uma Interface de Usuário Gráfica (GUI, do inglês Graphical User Interface) para as funcionalidades CRUD (Create, Read, Update e Delete) e a classificação dos dados.
▪ A operação Create criará o arquivo de dados com o layout adequado para o cenário apresentado na proposta do trabalho e contextualizado
de acordo com o cenário da pesquisa. O arquivo de entrada deverá ser intitulado entrada.txt.
▪ A operação Read mostrará na aplicação a tabela com os dados.
▪ A operação Update deverá pesquisar um registro no arquivo de entrada e proceder a alteração de registros no arquivo de texto (operações de uma lista ligada).
▪ A operação Delete removerá do arquivo de entrada um registro a cada execução. No contexto desta Atividade Prática, a operação Delete removerá apenas registros do arquivo de entrada dados. O arquivo propriamente dito não será excluído.
o O processo de inclusão incluirá novos registros sempre no fim do arquivo.
o O processo de exclusão respeitará a política FIFO.
o A Aplicação deverá oferecer a funcionalidade de classificação dos dados do arquivo de entrada (entrada.txt), aplicando dois ou mais algoritmos de classificação, a saber:
▪ Ordenação por troca;
▪ Ordenação por inserção;
▪ Ordenação por seleção;
▪ Método da intercalação ou outro.
o A Aplicação deverá gerar um arquivo de saída com os dados ordenados. O nome do arquivo de saída será o nome do algoritmo usado para classificação. Exemplo quicksort.txt; insertionsort.txt
o A Aplicação deverá oferecer a funcionalidade Pesquisar Dados no arquivo de entrada ou de saída, considerando que o arquivo de entrada não está ordenado e o de saída corresponde aos dados de entrada já ordenados.
o A Aplicação deverá oferecer todas as funcionalidades implementadas para manipulação de dados em arquivos de texto, não podendo utilizar dados armazenados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
Requisitos não-funcionais
o Todas as operações deverão gerar um relatório de desempenho. A unidade de medida para efeito de comparação deverá ser o tempo total para execução do processo. Recomenda-se a geração de um arquivo de log, contendo os dados de tempo de execução de cada algoritmo (pode usar o log4J).
o A pesquisa e o desenvolvimento do projeto deverá ser registrada em um Relatório de Atividades Práticas, contendo os aspectos teóricos que envolvem o projeto, bem como todos os assuntos relativos ao desenvolvimento da Aplicação. A estrutura básica do Relatório é apresentada abaixo:
Estrutura do trabalho
Capa: identificando o curso,
...