O ESPAÇO NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Dissertações: O ESPAÇO NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marilerio • 21/11/2014 • 750 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de escolas inclusivas que ofereçam serviços a uma grande variedade de alunos requer a articulação de uma política clara e forte de inclusão junto com provisão financeira adequada e a provisão de serviços de apoio necessários. Mudanças nos aspectos da escolarização (currículo, prédios, organização escolar, metodologia, avaliação, recursos humanos, filosofia da escola e atividades extracurriculares, assim como em muitos outros), são necessárias para a atuação de escolas inclusivas bem-sucedidas.
O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais tem sido amplamente discutido, principalmente a partir da década de 90, quando iniciou-se o debate sobre a necessidade de não somente intervir diretamente sobre essa população, mas também reestruturar a sociedade para que possibilite a convivência dos diferentes.(BRUNO, et al, s/d)
Ainda assim, Cristiane Bruno e demais alunas do curso de Educação Especial, apresentam em seu artigo que, a discussão sobre o movimento de inclusão vem ocorrendo no Brasil há mais de uma década, mas a grande maioria do alunado com necessidades educacionais especiais ainda está fora da escola, poucos estão inseridos em escolas e classes especiais ou estão alocados em salas de aula do ensino regular sem qualquer preparo do professor para recebê-los.
Segundo Leite e Tassoni (s/d) Na área educacional, a crença de que a aprendizagem é social, mediada por elementos culturais, produz um novo olhar para as práticas pedagógicas. A preocupação que se tinha com o "o que ensinar" (os conteúdos das disciplinas), começa a ser dividida com o "como ensinar" (a forma de, as maneiras, os modos).
A problemática talvez resida no fato de que muitos professores ainda não encontraram esta fórmula.
Este trabalho de pesquisa buscou-se, por meio de assuntos relacionados a temática proposta, onde é necessário que haja um meio de desenvolvimento e relação entre professor e alunos, para que os contextos apresentados neste trabalho, não seja mais constante nas instituições escolares.
2. O ENSINO NO BRASIL: UMA BREVE APRESENTAÇÃO
Um traço característico do nosso Sistema Educacional são as tentativas de resolver os problemas detectados no ambiente escolar, apenas com medidas de caráter disciplinar e administrativo, que superficialmente revelam uma ‘’ordem aparente’’, mas que na verdade, tornam-se paliativas e momentâneas, pois não apresentam respostas e ou soluções consistentes que possam colaborar de forma efetiva na relação Ensino/Aprendizado. É necessário que haja um interesse no sentido de encontrar alternativas que sejam suficientes para despertar no aluno o verdadeiro interesse pelo conhecimento. Ao mesmo tempo, a convicção de que a solução dos problemas detectados não será possível senão teoricamente, intelectualmente, através do conhecimento e da contemplação filosófica da realidade do jovem adolescente.(IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES – 2007)
A gestão atual, até atinge alguma forma de organização administrativa, mas quando se trata de ensino/aprendizado mostra-se incapaz de despertar no aluno o necessário interesse pela busca do conhecimento.
O
...