O Estresse na Estética
Por: mibondi • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.636 Palavras (7 Páginas) • 193 Visualizações
Introduçao:
O estresse é considerado o mal do século XXI. Esta é uma doença do sistema nervoso central que promove alterações psíquicas e físicas, alterando a maneira como a pessoa vê o mundo, sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções e sente prazer com a vida, assim, afetando a maneira de se alimentar, de dormir e principalmente como a pessoa se sente em relação a si próprio e ao mundo.
Portanto, as alterações do humor e as diversas mudanças no comportamento como sintomas de descontentamento, confusão e solidão podem indicar depressão e o objetivo desse trabalho é averiguar a ocorrência de Estresse entre profissionais da estética e verificar se isso influência em seu bem estar físico e mental.
.
2
Desenvolvimento:
O estresse pode ser causado por qualquer evento ou sensação que o faz se sentir frustrado, irritado, nervoso, com medo, desconforto e preocupação.
Quando nosso cérebro, independente de nossa vontade, interpreta alguma situação como ameaçadora (estressante), todo nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações denominadas, em seu conjunto, de Síndrome Geral da Adaptação ao Estresse. Na primeira etapa dessa situação ocorre uma Reação de Alarme, onde todas as respostas corporais entram em estado de prontidão geral ou seja, todo organismo é mobilizado sem envolvimento específico ou exclusivo de algum órgão em particular. É um estado de alerta geral, tal como se fosse um susto.
Se esse Estresse continua por um período mais longo sobrevém a Segunda fase, chamada de Fase de Adaptação ou Resistência, a qual acontece quando a tensão se acumula. Nesta fase o corpo começa a acostumar-se aos estímulos causadores do Estresse e entra num estado de resistência ou de adaptação.
Durante este estágio, o organismo adapta suas reações e seu metabolismo para suportar o Estresse por um período de tempo, podendo ser canalizada para um órgão específico ou um determinado sistema, podendo ser; cardiológico, pele, muscular, aparelho digestivo, etc.
Entretanto, a energia dirigida para adaptação da pessoa à solicitação estressante não é ilimitada e se o Estresse ainda continuar, o corpo todo pode entrar na terceira fase, o Estado de Esgotamento, onde haverá queda acentuada de nossa capacidade adaptativa
Tipos de Tratamentos:
Existem diversas maneiras de tratar, aliviar ou administrar o estresse.
Terapias cognitivas e comportamentais: trata-se de um trabalho feito por psicólogos que visa orientar o indivíduo sobre a melhor maneira de administrar o estresse e os fatores estressores, administrar conflitos e resolver problemas.
3
Técnicas de relaxamento, como a meditação, por exemplo.
Prática de atividades físicas regulares.
Ter uma alimentação saudável.
Oficinas de estresse para o ambiente de trabalho.
Em alguns casos, por determinado período, o uso de medicamentos pode ser necessário. Nestes casos, o médico sempre deve ser procurado.
Resultados apresentados em gráficos:
Foi realizado uma pesquisa com três profissionais em estabelecimentos da área da beleza com base em um questionário e após a aplicação, procedeu-se a análise dos resultados, com a elaboração de um gráfico. Para cada pergunta houve a escolha de uma resposta: Freqüentemente, Às vezes, Muito frequente, Raramente e Nunca. Ao final somaram-se todos os pontos obtidos por cada alternativa
Os dados obtidos pelos questionários foram somados e distribuído em gráfico para facilitar a análise dos resultados. Tendo-se as opções de resposta: 1-Nunca; 2-Raramente; 3 - Às vezes; 4 –Frequentemente; 5 –Muito frequente.
Resultados:
...