O Indivíduo E A Sociedade
Casos: O Indivíduo E A Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joicebs • 17/11/2013 • 761 Palavras (4 Páginas) • 412 Visualizações
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula tema 3: O indivíduo e a sociedade
ANHANGUERA EDUCACIONAL
2013
1- Introdução
No texto O Indivíduo e a Sociedade, o autor discorre que é necessário a vida em grupo para que um indivíduo possa ser civilizado, tendo assim caracteristicas humanas. A sociedade então vem antes do indivíduo, sendo o ser humano um produto da relações sociais.
Desde criança o ser humano aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo um modo de agir, pensar e sentir de acordo com o grupo que está inserido, a esse processo da-se o nome de socialização. Há principais agentes que influenciam no processo de socialização: a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.
O texto relata que mesmo com esse mecanismo de socialiação o individuo continua adquirindo personalidade própria, sendo individuos únicos, apenas compartilhando traços que os definem como sendo de um determinado grupo.
Algumas personalidade se destacam em um grupo e outros passam a imitá-los, dessa forma surgem os “heróis”, figuras que inspiram os demais membros de uma sociedade.
De acordo com o texto, a vida em sociedade é baseada em relações sociais, definidas a partir do pretigio social. A definição de status é a posição que cada indivíduo ocupa na sociedade, ou seja, todos os indivíduos possuem status, formando uma sociedade hierarquizada.
A posição que cada individuo ocupa vai determinar o seu papel na sociedade e quais normas e condutas deve seguir e também define seus direitos e obrigações. Sua posição pode torná-lo um objeto de admiração ou de recriminação.
Cada status proporciona ao individuo uma certa pressão social em relação ao comportamento que o ser humano deve exercer naquele momento de acordo com seu status.
Nesse contexto, do processo de socialização, iremos discorrer a respeito dos principais agentes de socialização, sendo eles a família e a escola.
2- Desenvolvimento
Desde criança o ser humano aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo um modo de agir, pensar e sentir de acordo com o grupo que está inserido, a esse processo dá-se o nome de socialização. A socialização é, então, a forma como a sociedade é apresentada a um indivíduo.
Nesse processo de socialização destacam-se alguns agentes que influenciam o processo, entre eles a família e a escola.
Nesse sentido, se observa que a família é o principal agente e o mais importante, onde o indivíduo recebe as primeiras influências ao nascer e as mantém durante sua vida. Como, por exemplo, o hábito alimentar, no meu caso me criei em uma comunidade de descendencia alemã e até hoje mantenho o hábito de comer comidas típicas. Desde pequeno minha mãe impôs limites e regras que sigo até hoje, tais como: ser educado, gentil, respeitar os mais velhos, etc.
Já a escola transmite, a experiência em se relacionar com grandes grupos, onde as relações sociais são diferentes das que ocorrem no núcleo familiar. Nesse ambiente
...