O Lúdico Na Educação Infantil
Trabalho Universitário: O Lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kiarakarlakika • 17/4/2014 • 1.599 Palavras (7 Páginas) • 399 Visualizações
Universidade Federal do Piauí
Licenciatura Plena em Pedagogia
Disciplina: Metodologia Científica
Professor: Flávio Rovani
Alunas: Rosangela Sales Garcez / Josileia Alves Gomes Aragão
Projeto de Pesquisa
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil da Escola Municipal Maria Erinete Brito na cidade de Esperantina-PI
Esperantina-Piauí
2014
SUMÁRIO
Problema 2
Objetivos 3
Justificativa 4
Hipótese 6
Fundamentação Teórica 7
Metodologia 10
Cronograma 11
Referências 12
Problema
• Quais são os métodos utilizados para inclusão de jogos educativos na escola?
• Que influencia tem os jogos e brincadeiras na facilitação de aprendizagem de crianças da pré-escola?
Objetivos
Geral
Demonstrar a importância da inclusão de jogos educativos, como um modelo prático de vivência e consciência, objetivando melhorar desenvolvimento da capacidade de aprendizagem da criança.
Específicos
• Analisar a importância dos jogos e brincadeiras no ensino das crianças no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem, bem como à formação da cidadania e o lugar da criança na sociedade.
• Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.
• Realizar atividades assistidas utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças a fim de observar o desenvolvimento das mesmas em todos os níveis.
Justificativa
Na Educação Infantil, sobretudo no espaço da sala de aula, as crianças vivenciam diariamente um conjunto de situações que envolvem atividades lúdicas, educativas e sociais, visando o bem-estar, integração e desenvolvimento das crianças na escola, assim como um trabalho contínuo no sentido de formação de valores sociais e familiares, valorizando a socialização e respeitando a individualidade e especificidade de cada um. Garantir um espaço em que as crianças da pré-escola possam brincar e conviver com os outros é fundamental quando se pretende atingir níveis satisfatórios de aprendizagem nesse segmento escolar.
Os jogos e as brincadeiras são instrumentos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. Os jogos desempenham não apenas o prazer da criança em brincar, mas desenvolve também habilidades cognitivas, afetivas e motoras.
Atualmente é comum perceber que a maioria dos pais tem cada vez menos tempo e disponibilidade para brincar com seus filhos, esse tipo de atividade afetiva tem sido sistematicamente substituída por escolinhas e cursos de futebol, de inglês, de computação, de danças, de música, entre outras. No entanto, e sobretudo na rede pública de ensino, onde temos um número bem maior de crianças de famílias de poder aquisitivo e classes inferiores, não há como suprimir as atividades lúdicas do processo pedagógico, uma vez que elas são fundamentais para a formação de um ambiente incentivador da aprendizagem. Privar as crianças do ambiente lúdico significa automaticamente ignorar um importante facilitador do processo de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural da criança, e quão importante é garantir que essas crianças vivenciem cotidianamente os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma pela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual. É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo.
Segundo Teixeira (1995, p.49): “O jogo é um fator didático altamente importante: mas do que um passatempo, ele é elemento indispensável para o processo de ensino aprendizagem. Educação pelo jogo deve, portanto ser a preocupação básica de todos os professores que tem a intenção de motivar seus alunos ao aprendizado.”
Hipótese
Até que ponto a Escola Municipal Maria Erinete Brito e seu corpo docente estão preparados para elaborar programas que possam contenham brincadeiras e jogos, para as crianças da pré-escola aprenderem de uma forma mais motivadora e eficaz?
Fundamentação Teórica
A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da prática no cotidiano.
Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse processo tem início
...