O MAPA CONCEITUAL
Por: Jaqueline SZ • 12/11/2017 • Trabalho acadêmico • 462 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
PROFUNCIONÁRIO – SECRETARIA ESCOLAR
JAQUELINE ADALGISA DOS SANTOS
PRATIQUE I DO MODULO IV – TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS
SENHOR DO BONFIM – BA
2017
JAQUELINE ADALGISA DOS SANTOS
PRATIQUE I DO MODULO IV – TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Atividade Prática apresentada à Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, como parte dos requisitos necessários na avaliação da Prática Profissional Supervisionada.
SENHOR DO BONFIM – BA
2017
PRATIQUE 1 – Ética e Transparência no Serviço Público
A ética e a transparência no serviço público são padrões que não devem deixar de existir em qualquer instituição. E no que diz respeito a Administração Pública, existem princípios que devem ser seguidos de acordo com a Constituição Federal de 1988 - Art. 37, e a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e a ética são alguns dos principais e devem ser seguidos para uma boa conduta no local de trabalho. Sabemos que não é um caminho de se seguir, principalmente quando se está inserido em um meio culturalmente marcado por atitudes antiéticas e individualistas, por este motivo o gestor deve agir priorizando o interesse público e não uma vontade em particular de si próprio ou de terceiros.
Quando buscamos seguir os parâmetros de uma boa administração, todos esses princípios devem ser seguidos, pois um complementa o outro, e é exatamente isto que não está acontecendo na Instituição de Ensino em que atuo, pois embora a mesma busque seguir o mais próximo possível esses padrões, ainda são realizados de forma isolada, ou seja, não acontecem em sua totalidade. Enquanto a Legalidade e a Publicidade são marcas registradas; a Impessoalidade precisa melhorar consideravelmente, ainda percebo certas preferências e isso acaba comprometendo, em partes, a Moralidade, pois não estão agindo de forma ética e transparente, comprometendo dessa forma todo o conjunto, fazendo com que o trabalho não seja de total qualidade. Dentre todos esses fatores, os que estão comprometendo de forma mais explícita são realmente os privilégios/ preferências que são dadas a certas pessoas e acabam prejudicando outras, causando insatisfação e gerando conflitos no ambiente escolar
Fazendo uma analogia do que nos orienta os princípios éticos com os fatores que dificultam a vivência no meu local de trabalho, posso afirmar com veemência que o ponto de partida para uma mudança é exatamente tratar as pessoas de forma igual, pois não adianta priorizar certas convicções e a prática democrática ficar em última instância. O gestor e funcionários precisam estar cientes de suas responsabilidades e compromissos, agindo de forma clara, confiante e democrática, respeitando o próximo em suas diversidades, somente dessa forma estaremos caminhando para que o serviço público seja essencialmente ético, seguindo todos os princípios que nos rege a atual Constituição.
...