O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS
Por: tamirisbitencour • 11/8/2020 • Resenha • 706 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1][pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
INSTITUTO DE FÍSICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
TAMÍRIS BITENCOURT DE OLIVEIRA
RESUMO - O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS
Cuiabá - MT
2019
TAMÍRIS BITENCOURT DE OLIVEIRA
RESUMO - O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS
Trabalho apresentado como requisito avaliativo para disciplina de Metodologia de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais ministrada pelo professor Dr. Marcel Thiago Damasceno Ribeiro no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais – (PPGECN), no Instituto de Física da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT).
Cuiabá - MT
Agosto
RESUMO DO ARTIGO INTITULADO:
O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS ESCLARECIMENTOS1
1Publicado por Marco Antônio Moreira do Instituto de Física da UFRGS; e Roberto Nardi do Instituto de Física da UNESP, 2009.
RESUMO - O que é o Mestrado Profissional?
A proposta do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) é um núcleo Strictu Sensu. Que se destina em especial aos docentes em exercício. Todavia, não pode ser comparado com superioridade ao Mestrado Acadêmico (MA), mas ambos conferem o título de Mestre.
O MPEC oferta vagas para os professores das áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e/ou áreas afins, como oriundos das áreas afins: Profissionais Saúde e Meio Ambiente. As disciplinas serão destinadas a interdisciplinaridade, métodos científicos, teorias de aprendizagens, e as especificas de cada área. No caso dos profissionais da saúde e do meio ambiente, poderão ter estudos estruturados com a saúde ambiental (biologias e química), classificando o MPEC sendo uma grade Flexível. Neste caso, o mestrando já é professor ou um profissional, geralmente experiente.
Apesar do foco da inscrição voltada para professores em exercício, docentes recém formados, podem concorrer a vaga. Desde que tenham passado pela atuação docente. E apliquem seu produto na educação.
Não há número mínimo ou máximo de mestrandos(as) por orientador(a), mas não deverá ser superior a 8, contando as demais orientações do orientador.
A matriz corresponde a 24 meses (segundo a Portaria normativa nº 7do MEC-2009). Para professores que não tiveram seu cargo afastado para o mestrado, poderá pleitear mais 12 meses, totalizando 36 meses para a conclusão do MPEC.
As aulas são concentradas em um ou dois dias da semana; e podem ocorrer em período de férias (varia de acordo com cada programa de MPEC). A maior parte das atividades são através do ensino a distância, porém é prioritariamente presencial. Totalizando uma carga presencial de 30 a 50% das disciplinas com conteúdo de ciências ou matemática. As disciplinas pedagógicas e epistemológicas devem ser contempladas, mas não com natureza didática.
As orientações podem ocorrer de diversas formas, mas o orientador tem liberdade de ir ao local de trabalho do orientando e acompanhar a implementação da proposta, o auxiliando nas possíveis melhorias do trabalho essa realidade. Logo, não é classificado como estágio supervisionado e nem práticas pedagógicas da licenciatura. Trata-se de um relato de uma experiência de implementação de estratégias ou produtos educacionais, visando a melhoria do ensino em uma área específica de ciências ou matemática. Ou seja, subsidiar estratégias e recursos instrucionais inovadores a ser implementado em sala de aula, de acordo com a realidade escolar (problemática), por final, será analisado e utilizado por outros professores.
...