O PAPEL DO BALANÇO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES COMTEPORÂNEA
Por: mjgsilva • 25/9/2015 • Monografia • 601 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos
Treinamento e Desenvolvimento
O PAPEL DO BALANÇO SOCIAL NAS
ORGANIZAÇÕES.
O PAPEL DO BALANÇO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES COMTEPORÂNEA.
O balanço social nas organizações é um mecanismo utilizado pelas empresas para se tornar publico as suas intenções e compromissos com a sociedade, e com isso visando á transparência de suas ações com a responsabilidade social, trazendo informações qualitativas e quantitativas.
Relatório de sustentabilidade empresarial, balanço social corporativo, relatório social e relatório social-ambiental são outros nomes utilizados pelas organizações, para designar o material informativo sobre a situação da organização em relação a questões sociais e ambientais.
O objetivo do balanço social é demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente geração de lucros, mas sim o desempenho social.
“O Instituto Ethos (2009) afirma que o Balanço Social é um meio de dar transparência às atividades corporativas, de modo a ampliar o diálogo da organização com a sociedade. É também uma ferramenta de gestão da responsabilidade social, pela qual a empresa entende de que forma sua gestão atende à sua visão e a seus compromissos estabelecidos em relação ao tema da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e em direção à sustentabilidade.”
Segundo PINTO; RIBEIRO A finalidade do balanço social é de se tornar publica a responsabilidade social das organizações, e com isso fornecendo dados aos usuários da informação contábil a respeito das politicas internas voltadas à promoção humana de seus empregados e á qualidade de vida nas organizações, em relação ao meio ambiente e quanto às distribuições da riqueza da postura das entidades em relação ao meio ambiente.
No Brasil sua elaboração ainda não é obrigatória e não existem modelos e indicadores oficiais de divulgação.
ANALISE CRITICA
O balanço social nas organizações em minha opinião é algo muito importante não só para as organizações, mas também para a sociedade num todo, até porque as empresas para obter seus objetivos lucrativos também fazem uso dos recursos naturais a qual esta disponível para eles, e com isso no mínimo as organizações precisa prestar conta para a sociedade também.
Atualmente a grande dificuldade das organizações e na apresentação de suas ações de benefícios e contribuições com o meio ambiente, pois ainda não existe no Brasil um modelo a qual pode ser seguido facilitando os indicadores sociais, econômicos e ambientais, e isso é muito importante para a sociedade também, que poderá acompanhar o papel da organização na sociedade.
...