O PROCESSO DE INDEXAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: A COLEÇÃO DE MATERIAIS ICONOGRÁFICOS DE ALMIRANTE CARNEIRO
Por: Jaqueline Werlich • 30/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.214 Palavras (13 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA
Jaqueline Santina Werlich
Leandra Ramos
O PROCESSO DE INDEXAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: A COLEÇÃO DE MATERIAIS ICONOGRÁFICOS DE ALMIRANTE CARNEIRO
RESUMO
O presente estudo trata-se do processo de indexação do repositório institucional da Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina: a coleção de materiais iconográficos de Almirante Carneiro. O objetivo principal é identificar o processo de indexação deste repositório, assim como demonstrar a atuação do profissional responsável por este processo caracterizando o mecanismo de indexação, o levantamento das dificuldades inerentes ao processo, bem como a informação sobre o projeto e local do presente trabalho. A pesquisa foi realizada através do levantamento de literatura sobre o tema e a verificação do processo através de uma conversa informal com o profissional que disponibilizou todas as informações necessárias. O projeto trata da organização da coleção de Almirante Carneiro que inclui integrantes do projeto da "Enciclopédia de Santa Catarina", pertencente ao acervo fotográfico de Almirante Carneiro, que foi coordenador e idealizador do projeto da enciclopédia. O desenvolvimento do projeto contou com dois estagiários sob a supervisão de um Bibliotecário. A indexação é feita por termos livres, mas com uma padronização definida pelo bibliotecário responsável. As dificuldades que se percebe no processo de indexação desse material constatou-se que existe grande dificuldade devido à tipologia documental deste tipo de material. Por ser muito subjetivo gera dificuldades de indexação assim como dificuldades na sua consulta para o usuário.
Palavras-Chave: INDEXAÇÃO, FOTOGRAFIAS, MATERIAIS ICONOGRÁFICOS, REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho demonstra-se o interesse em conhecer o repositório da UFSC que têm como missão o armazenamento, a preservação da memória, a divulgação e o acesso à produção científica e institucional. Em especial a Coleção Almirante Carneiro, que se trata de um acervo iconográfico doado pela viúva à Biblioteca Universitária (BU) e conta com um vasto acervo deste ilustre cidadão que idealizou e coordenou a criação da Enciclopédia de Santa Catarina, através de entrevista realizada com o profissional responsável por este repositório, tendo como justificativa a facilidade no acesso às informações, o reconhecimento e a familiarização com o local e com o profissional detentor da informação, assim como, o conhecimento prévio sobre o assunto abordado. Através da pesquisa levantou-se as dificuldades no trabalho deste profissional em manter este material indexado da melhor forma possível, pois as fotografias são materiais de difícil interpretação, gerando assim dificuldades de indexação e permitir que a informação chegue aos usuários. Foi realizado um questionário contendo perguntas que sustentam a base deste trabalho, obtidas a partir da aceitação do profissional em responder as questões e nos direcionar a uma conclusão. Os resultados obtidos através da pesquisa fornecem uma visão diferenciada acerca do tema proposto (indexação de materiais iconográficos) e demonstram o funcionamento da Organização, assim como, apontam a atuação dos profissionais envolvidos no processo de Indexação e descrição destes materiais.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A crescente intensificação das tecnologias de informação e comunicação expôs a diversidade das fontes de informação permitindo aumentar sua capacidade de comunicação em todos os níveis e setores da sociedade, permitindo a divulgação dos resultados no âmbito da ciência, das universidades ou instituições de ensino. (TOMAÉL; SILVA, 2007).
A dificuldade no acesso das informações produzidas nas Universidades pela comunidade acadêmica ou científica, a morosidade e os custos altos da publicação em revistas e o acesso restrito ou pago a estas informações, fazem com que as Universidades tomem medidas para que esta informação seja disponibilizada a seu público em geral através de seus repositórios.
2.1 REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS
De acordo com Tomaél; Silva (2007) repositório é o conjunto de documentos coletados, organizados e disponibilizados eletronicamente. Os repositórios Institucionais são as coleções que capturam e preservam a produção intelectual de uma ou mais universidades ou comunidades a fim de gerenciar e disseminar os materiais digitais por elas produzidos a todos os membros da comunidade. Portanto, o que caracteriza os repositórios institucionais é o fato de serem orientados para a informação produzida no ambiente das próprias instituições, sendo desenvolvidos, implementados e mantidos por ela.
Para Leite (2006):
O papel que repositórios institucionais representam, de fato, em duas questões fundamentais. Primeiro, na melhoria do ensino, do aprendizado e da pesquisa. Em outras palavras, na melhoria do saber e da comunicação científica. Segundo, no potencial que encerram como instrumentos de gestão do conhecimento produzido, disseminado e utilizado nas e pelas universidades.
Repositórios institucionais são coleções digitais que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de uma determinada comunidade, onde os documentos são disponibilizados irrestritamente na Web. (SANTOS JÚNIOR, 2010)
Costa (2000) fala sobre a tipologia de documentos que envolvem os repositórios institucionais:
[...] a diversidade da tipologia de conteúdos e formatos que podem ser armazenados nos repositórios institucionais, tais como: artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros, preprints, postprints, relatórios técnicos, textos para discussão, teses, dissertações, ensino (slides, transparências, texto resumo, resenhas, trabalhos apresentados, entre outros), arquivos multimídia, etc.
...