TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE INDEXAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: A COLEÇÃO DE MATERIAIS ICONOGRÁFICOS DE ALMIRANTE CARNEIRO

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.214 Palavras (13 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA

Jaqueline Santina Werlich

Leandra Ramos

O PROCESSO DE INDEXAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: A COLEÇÃO DE MATERIAIS ICONOGRÁFICOS DE ALMIRANTE CARNEIRO

RESUMO

O presente estudo trata-se do processo de indexação do repositório institucional da Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina: a coleção de materiais iconográficos de Almirante Carneiro.  O objetivo principal é identificar o processo de indexação deste repositório, assim como demonstrar a atuação do profissional responsável por este processo caracterizando o mecanismo de indexação, o levantamento das dificuldades inerentes ao processo, bem como a informação sobre o projeto e local do presente trabalho. A pesquisa foi realizada através do levantamento de literatura sobre o tema e a verificação do processo através de uma conversa informal com o profissional que disponibilizou todas as informações necessárias. O projeto trata da organização da coleção de Almirante Carneiro que inclui integrantes do projeto da "Enciclopédia de Santa Catarina", pertencente ao acervo fotográfico de Almirante Carneiro, que foi coordenador e idealizador do projeto da enciclopédia. O desenvolvimento do projeto contou com dois estagiários sob a supervisão de um Bibliotecário. A indexação é feita por termos livres, mas com uma padronização definida pelo bibliotecário responsável. As dificuldades que se percebe no processo de indexação desse material constatou-se que existe grande dificuldade devido à tipologia documental deste tipo de material. Por ser muito subjetivo gera dificuldades de indexação assim como dificuldades na sua consulta para o usuário.

Palavras-Chave: INDEXAÇÃO, FOTOGRAFIAS, MATERIAIS ICONOGRÁFICOS, REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho demonstra-se o interesse em conhecer o repositório da UFSC que têm como missão o armazenamento, a preservação da memória, a divulgação e o acesso à produção científica e institucional. Em especial a Coleção Almirante Carneiro, que se trata de um acervo iconográfico doado pela viúva à Biblioteca Universitária (BU) e conta com um vasto acervo deste ilustre cidadão que idealizou e coordenou a criação da Enciclopédia de Santa Catarina, através de entrevista realizada com o profissional responsável por este repositório, tendo como justificativa a facilidade no acesso às informações, o reconhecimento e a familiarização com o local e com o profissional detentor da informação, assim como, o conhecimento prévio sobre o assunto abordado. Através da pesquisa levantou-se as dificuldades no trabalho deste profissional em manter este material indexado da melhor forma possível, pois as fotografias são materiais de difícil interpretação, gerando assim dificuldades de indexação e permitir que a informação chegue aos usuários. Foi realizado um questionário contendo perguntas que sustentam a base deste trabalho, obtidas a partir da aceitação do profissional em responder as questões e nos direcionar a uma conclusão. Os resultados obtidos através da pesquisa fornecem uma visão diferenciada acerca do tema proposto (indexação de materiais iconográficos) e demonstram o funcionamento da Organização, assim como, apontam a atuação dos profissionais envolvidos no processo de Indexação e descrição destes materiais.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A crescente intensificação das tecnologias de informação e comunicação expôs a diversidade das fontes de informação permitindo aumentar sua capacidade de comunicação em todos os níveis e setores da sociedade, permitindo a divulgação dos resultados no âmbito da ciência, das universidades ou instituições de ensino. (TOMAÉL; SILVA, 2007).

A dificuldade no acesso das informações produzidas nas Universidades pela    comunidade acadêmica ou científica, a morosidade e os custos altos da publicação em revistas e o acesso restrito ou pago a estas informações, fazem com que as Universidades tomem medidas para que esta informação seja disponibilizada a seu público em geral através de seus repositórios.

2.1 REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS

De acordo com Tomaél; Silva (2007) repositório é o conjunto de documentos coletados, organizados e disponibilizados eletronicamente. Os repositórios Institucionais são as coleções que capturam e preservam a produção intelectual de uma ou mais universidades ou comunidades a fim de gerenciar e disseminar os materiais digitais por elas produzidos a todos os membros da comunidade. Portanto, o que caracteriza os repositórios institucionais é o fato de serem orientados para a informação produzida no ambiente das próprias instituições, sendo desenvolvidos, implementados e mantidos por ela.

 Para Leite (2006):

O papel que repositórios institucionais representam, de fato, em duas questões fundamentais. Primeiro, na melhoria do ensino, do aprendizado e da pesquisa. Em outras palavras, na melhoria do saber e da comunicação científica. Segundo, no potencial que encerram como instrumentos de gestão do conhecimento produzido, disseminado e utilizado nas e pelas universidades.

Repositórios institucionais são coleções digitais que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de uma determinada comunidade, onde os documentos são disponibilizados irrestritamente na Web. (SANTOS JÚNIOR, 2010)

Costa (2000) fala sobre a tipologia de documentos que envolvem os repositórios institucionais:

[...] a diversidade da tipologia de conteúdos e formatos que podem ser armazenados nos repositórios institucionais, tais como: artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros, preprints, postprints, relatórios técnicos, textos para discussão, teses, dissertações, ensino (slides, transparências, texto resumo, resenhas, trabalhos apresentados, entre outros), arquivos multimídia, etc.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (285.1 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com