O Planejamento De Marketing E A Análise Swot
Por: julietegomes1 • 24/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Fundamentos de Marketing
ALUNA: Juliete Gomes de Souza
PLANEJAMENTO DE MARKETING E A ANÁLISE SWOT
Duque de Caxias, 03 de abril 2023 – Rio de Janeiro
- Sumário
° Introdução ............................................................................. 3
° Desenvolvimento................................................................... 4
° Conceito de planejamento .................................................... 5
° Planejamento estratégico ...................................................... 5
° A análise de SWOT ............................................................... 6
° Exemplo de análise SWOT .................................................... 7
° Conclusão ............................................................................. 8
° Referência ............................................................................. 9
2 INTRODUÇÃO
Para o sucesso da organização empresarial em meio às constantes mudanças do mundo globalizado, não é suficiente apenas obter o produto da venda, nem ao menos uma boa estrutura e localização. Para ser sólido no mercado e fortalecer seu crescimento é necessário definir objetivos e métodos. A partir desse contexto, é possível considerar que as empresas que não possuem o seu planejamento bem definido podem vir a falência precoce. Por isso, justifica-se estudar sobre a ferramenta denominada Análise de SWOT, a qual auxilia a gestão a prevenir tal situação. Aliada ao Planejamento estratégico, essa ferramenta administrativa permite que fatores externos no mundo globalizado e até mesmo fatores internos da organização não venham interferir negativamente nos resultados da empresa. Além disso, possibilita a elaboração de medidas que evitam situações inesperadas, uma vez que, por meio da Análise de SWOT fica mais fácil identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Nesse sentido, as bases deste estudo partem da finalidade de buscar respostas para o seguinte problema de pesquisa: Qual a importância da análise de SWOT para o sucesso da organização empresarial? Para tanto, buscou-se analisar alguns estudos referentes ao tema, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Paralelamente, realizou-se também uma pesquisa de campo na empresa ORMEC Engenharia LTDA, localizada na cidade de Serra – ES, tendo como objetivo geral avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) desta empresa e suas influências no sucesso da organização. Por meio das pesquisas bibliográfica e de campo buscou-se atingir os seguintes objetivos específicos: Conceituar planejamento; identificar a influência do Planejamento estratégico para o sucesso empresarial; comparar as diferentes opiniões dos colaboradores da empresa ORMEC Engenharia com os pressupostos da Análise de SWOT. Em face disso, este estudo é dividido nos seguintes tópicos: Conceito de planejamento; Planejamento estratégico; A análise de SWOT.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Conceito de planejamento: Desde os tempos mais antigos o planejamento faz parte da vida das pessoas, a contar de tarefas mais simples do cotidiano, como as mais complexas, nas grandes empresas. É possível pensar que o planejamento trouxe o ser humano onde ele está hoje. Planejamento lembra então, organização, prazos, objetivos e ações. Um conjunto de fatores fundamentais para o sucesso das organizações empresariais. Cabe, portanto, que um bom administrador tenha consigo os conceitos do ato de planejar bem definidos, considerando sua importância desde o nascimento da empresa. O próprio conceito de “administração” trazido por Chiavenato (2000, p.3) considera essa função como prioridade: Sendo assim, não é possível pensar em administração sem falar em planejamento, tendo como razão que as organizações empresariais não funcionam na base do improviso ou puramente da sorte, é preciso, portanto, combinar uma série de ações e constituir o planejamento como parte da administração e defini-la como ferramenta indispensável na vida da empresa. Portanto, uma empresa que utiliza essa ferramenta decerto possui uma visão prévia do futuro que quer atingir e das medidas tomadas para a prevenção de eventuais falhas. Não é toda a empresa que elabora um bom planejamento capaz de pensar em ações preventivas ou até mesmo em situações de crise. Faz-se necessário, desse modo, pensar que na falta de um bom planejamento o primeiro fator externo conturbado no país pode ocasionar declínio e até falência da empresa, portanto, não é propício que o administrador tome decisões levando em consideração suas próprias opiniões e preferências ou mesmo pela urgência das atividades. A partir disso, compreende-se que, no cenário atual cada vez mais competitivo, é indispensável que o administrador organize estrategicamente, a fim de que seus planejamentos possam ser efetivados com garantia de sucesso. Isso porque, certamente nenhuma empresa deseja elaborar um planejamento ineficaz.
3.2 Planejamento estratégico: A organização empresarial, a qual planeja e organiza objetivos para lidar com as circunstâncias atuais e futuras do mercado, que venham acometer os clientes e até mesmo as mudanças no ambiente interno. Por isso, é preciso considerar mudanças tecnológicas, ações do governo, mudanças econômicas do país e do mundo, entre outros aspectos. Considerando tais fatos, o Planejamento estratégico vem para auxiliar o administrador na prevenção de eventualidades e, ao mesmo tempo, na elaboração de estratégias para lidar com as circunstâncias desfavoráveis que cercam os objetivos da empresa. Esse processo de Planejamento estratégico vem sendo adotado muito frequentemente. As situações ocorridas no ambiente externo das organizações empresariais da época influenciaram na maneira como a qual elas planejavam suas produções, direcionando-as ao planejamento estratégico. Outra relação entre o planejamento estratégico e o ambiente é proposto por Kotler (1975, apud ALDAY, 2000, p. 10-11), ao afirmar que “O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. Alguns exemplos de estratégias adotadas por organizações empresariais são apresentados por Schermerhorn (2006, p. 75-76), e permitem entender que não existe uma só estratégia ideal, sua escolha vai variar de acordo com o objetivo que se pretende alcançar. De forma bem sucinta, elas são: Estratégia de Crescimento (usada pela Coca-Cola) compreende a expansão de operações atuais da organização; Estratégia de Redução compreende diminuir a escala de operações, no sentido de ganhar eficiência e melhorar o desempenho; Estratégia de estabilidade, que mantém o curso das ações da empresa, geralmente utilizada após um período de crescimento ou quando os tomadores de decisão não estão dispostos a fazer alterações estratégicas; Aliança Estratégica, quando as organizações se juntam em parceria em busca de uma área de interesse mútuo e Estratégia de Ebusiness, quando há o uso estratégico da Internet para obter vantagem competitiva. Ainda que existem vários tipos de estratégias, de acordo com Porto (2006, p.6), não há nenhum modelo ideal de planejamento estratégico que vá servir para todo o tipo de empresa, mas aquele que for formulado deve sempre ser consultado. Segundo o mesmo autor, “as fases do planejamento estratégico podem ser distintas de uma organização para outra, porém devem ser revistas anualmente, no sentido de adequá-lo às alterações ambientais que ocorreram no período”. Além disso, cada organização empresarial possui seus objetivos de crescimento e devem desenvolver estratégias diferentes que se adaptem às suas metas, por isso nem sempre a estratégia modelo será a melhor para lidar com o ambiente de uma empresa específica.
...