O Pluralismo Juridico
Por: WeraM • 24/2/2019 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
AD1
ALUNA: Verônica da Silva Mendes
O aluno deverá realizar uma resenha sobre o conteúdo do vídeo sobre o pluralismo.
O pluralismo jurídico acredita em diversas formas de justiça através de um estado de direito levando a justiça de maneira igualitária a todos, representando as multiplicidade de pensamento. O pluralismo cria um direito paralelo ao direito transmitido pelas normas jurídicas, e para ser operacionalizado na sociedade brasileira é preciso levar em consideração a herança e a influência adquirida durante o processo de colonização, é preciso atribuir o processo de cultura visando os avanços sociais e econômicos, de forma que o pluralismo rompa o modelo formal e seja concebido através da redefinição da ética e da racionalidade da sociedade brasileira.
O reconhecimento do pluralismo revela uma compreensão crescente de elementos multiculturais criativos, um deles é o pluralismo jurídico que tem o mérito de revelar a rica produção legal informal engendrada pelas condições materiais, lutas sociais e contradições pluriclassistas. Esse também passa pela redefinição das relações entre poder centralizador de regulamentação do estado e pelo esforço desafiador de construir uma cultura política jurídica mais democrática é necessário pensar formas de produção do conhecimento que parta dos precedentes democráticos pluralistas como direito a diferença, a igualdade do direito, a autonomia e ao senso comum. E isso se intensifica contra a as ações políticas hegemônicas que se distancia do pluralismo e remete a sociedade a imposições padronizadas, enfraquecendo os estados nacional, fazendo com que a supremacia do mercado financeiro cresça. E através do declínio das práticas tradicionais das representações políticas faz a miséria aumentar.
Assim um projeto político é implementado pela modernidade para resolver essas questões, onde os direitos de todos serão assegurados.
...