O Projeto Integrador
Por: Isabele12345678 • 8/6/2020 • Trabalho acadêmico • 270 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
PROFESSORA: LÍDIA CHAGAS
DISCIPLINA: NCCOM- COMUNICAÇÃO
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO: LÍNGUA- VIDAS EM PORTUGUÊS
[pic 2]
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
ISABELE CRISTINE FONTES DE SOUSA- GESTÃO FINANCEIRA
DANIELA SANTANA BATISTA- LOGÍSTICA
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO: LÍNGUA- VIDAS EM PORTUGUÊS
Salvador
2020
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO: LÍNGUA- VIDAS EM PORTUGUÊS
- A frase "Não há uma língua portuguesa, há línguas em português ", dita por José Saramago, representa o quê a partir do filme?
R: Apesar do idioma em comum, a língua portuguesa não é falada da mesma maneira nos diferentes lugares. Visto que, sofreu alterações com o passar dos anos e por meio do dia-a-dia dos personagens que foram expostos no filme, são demonstradas essas mudanças. Posto que a língua portuguesa é uma das línguas com maior vivacidade e maior dinamismo, com isso, passou a ser gerida por outros mecanismos de cultura, fazendo com que introduzissem tonalidades e variações que enriqueceram-na.
- Pode -se observar características diferenciadas nos países onde é falada. Comente essa afirmação.
R: Cada país onde a língua portuguesa é falada, apresenta diferentes hábitos, fatores históricos, culturas, costumes e rituais, com isso, dificilmente a língua não apresentasse variadas particularidades. Todavia, em razão dessas modificações e individualidades regionais, acarretaram diferenças na percepção de determinados termos e expressões idiomáticas.
6. A língua portuguesa é muito vasta, conforme apresentada no documentário, como essa vastidão foi mostrada em todo o filme?
R: Através da conversação e depoimentos das pessoas que foram entrevistadas ao longo do filme e que falam a língua portuguesa. Por meio disso também, eles expuseram e exibiram as suas rotinas e cotidianos, sendo assim possível perceber o quanto a língua é ampla.
...