O Projeto Integrador
Por: cabecabar • 5/12/2023 • Projeto de pesquisa • 2.668 Palavras (11 Páginas) • 52 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
DJALMA RODRIGUES RA 1821697
JOCIVALDO BASTO BORGES RA 1829232
MAURO GNÇALVES BLANCO RA 1819619
YASMIM SANTANA DE OLIVEIRA RA 1824747
Interação entre aluno e professor com uso de jogos para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática no conteúdo Geometria e Trigonometria
São Vicente- SP
2021
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Interação entre aluno e professor com uso de jogos para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática no conteúdo Geometria e Trigonometria
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de (Licenciatura matemática) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
São Vicente - SP
2021
Santos; Djalma, BORGES; Jocivaldo, BLANCO; MAURO, OLIVEIRA; Yasmim, Interação entre aluno e professor com uso de jogos para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática no conteúdo Geometria e Trigonometria. 00f. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura matemática – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Gabriela Fasolo Pivaro, São Vicente – Quarentenário, 2021.
RESUMO
Neste projeto objetivamos de como seria possível colaborar com a direção escolar, coordenadores, professores e alunos para aprimorar o ensino/aprendizagem da Matemática, com foco no conteúdo programático de Geometria Plana e Trigonometria. Desta forma, colaborar em ajudar, incentivar e a meta final é concretizar o entendimento do verdadeiro mérito em entender e compreender esta parte da Matemática, para saírem de sua zona de comodismo e, ser na prática, protagonista, deste modo, utilizar este entendimento matemático em seu benefício próprio. A estratégia utilizada então, foi propor um jogo de tabuleiro, para que mesmo em casa, o aluno pudesse continuar o seu estudo, e assim, desenvolver um gosto pelo interesse de aprender matemática, através de meios inovadores e diferentes dos utilizados em seu cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: Escolar, Trigonometria, Tabuleiro.
SANTOS, Djalma; BORGES, Jocivaldo; BLANCO, MAURO; OLIVEIRA, Yasmim, Interaction between student and teacher using games to facilitate the teaching/learning of mathematics in Geometry and Trigonometry content. Technical-Scientific Report. Mathematics Degree – Virtual University of the State of São Paulo. Tutor: Gabriela Fasolo Pivaro, São Vicente – Quarentenário, 2021.
ABSTRACT
In this project we aim at how it would be possible to collaborate with the school administration, coordinators, teachers and students to improve the teaching/learning of Mathematics, focusing on the syllabus of Plane Geometry and Trigonometry. In this way, collaborate in helping, encouraging and the ultimate goal is to realize the understanding of the true merit of understanding and understanding this part of Mathematics, to leave their zone of comfort and, in practice, be a protagonist, in this way, to use this mathematical understanding for your own benefit. The strategy used then was to propose a board game, so that even at home, the student could continue their study, and thus develop a taste for the interest in learning mathematics, through innovative and different means from those used in their daily lives.
KEYWORDS: School, Trigonometry, Board.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Dificuldade 13
Figura 2 - Geometria e Trigonometria 13
Figura 3 - Noturno 13
Figura 4 - Ao Longo da Vida 14
Figura 5 - Ensino / Aprendizagem 14
Figura 6 - Dialogo com Professor 14
Figura 7 - Opinião 15
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 8
2.1 Objetivos 8
2.2. Justificativa e delimitação do problema 9
2. 3. Fundamentação teórica 10
2.4. Metodologia 12
REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
O nosso Projeto Integrador (P.I.) deste semestre foi muito desafiador, por causa dos acontecimentos pandêmicos da COVID.19 ocorridos no Brasil, no mundo, no cotidiano da Univesp, como também em nossas comunidades. Mesmo agora, apesar das dificuldades ainda impostas, procuramos desenvolver o tema proposto deste semestre, e assim, continuarmos a contribuir para o melhor ensino/aprendizagem dos alunos, através deste Projeto Integrador com os conhecimentos obtidos através das disciplinas já estudas, tendo assim, um norte, para superar os problemas apresentados ao grupo e, com isto, eliminando-os um a um conforme se apresentavam, pois todos do grupo estavam prontos a saírem de sua zona de conforto, para constatar as vantagens pedagógicas deste projeto, aonde teremos a gamificação, para ajudar no ensino da Matemática.
Portanto, concluímos que neste semestre o melhor foi propor um jogo de tabuleiro, para os alunos poderem socializar depois deste longo tempo sem aula, porém respeitando os protocolos de segurança e saúde apresentados pelas autoridades públicas. Assim sendo, o foco é facilitar o ensino aprendizagem do conteúdo de Geometria Plana e Trigonometria, e assim, inovar neste novo método pedagógico para sairmos um pouco deste modelo tradicional de todos os anos. O primeiro passo, foi envolver todos participantes, obtendo conhecimento de como funciona sua realidade em sala de aula, para melhor propor este jogo de tabuleiro como um novo meio de instrução, respeitando cada qual seus limites e enfatizando as vantagens do novo. O segundo passo foi estreitar os laços de amizade, com isto em prática, minimizamos quaisquer movimentos de rejeições, para quando chegar a hora de aplicar o projeto no cotidiano da sala de aula. Importante lembrar, que jogos de tabuleiro os alunos estão habituados a jogá-los em seu modelo real como virtual “apps”.
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