O RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Por: Carol Ramires • 17/10/2022 • Trabalho acadêmico • 825 Palavras (4 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
PRIMEIROS SOCORROS
CAROLINE DA SILVA RAMIRES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Rio de Janeiro 2022
CAROLINE DA SILVA RAMIRES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Relatório de Aula Prática apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Primeiros Socorros.
Prof. Silvia Paulino Ribeiro Albanese
Rio de Janeiro 2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- DESENVOLVIMENTO 5
- Quais são os primeiros passos para iniciar um atendimento? 5
- Como diferenciar lesões? 6
- Como proceder diante de uma hemorragia venosa? 7
- Qual o procedimento correto para queimaduras? 8
- Qual é a ordem de prioridade para uma ressuscitação cardiopulmonar? 9
- CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Os primeiros socorros são procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais até a chegada dos médicos socorristas.
Dentro da aula prática, o aluno é introduzido ao ambiente do salvamento, aprendendo e adquirindo conhecimento teórico para realizar um atendimento eficaz e de qualidade, assim aumentando as chances de sobrevida.
DESENVOLVIMENTO
Qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. Porém, é importante saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação.
Quais são os primeiros passos para iniciar um atendimento?
No primeiro momento é de extrema importância a checagem do local, para que sua segurança seja preservada e assim o atendimento poder prosseguir de forma segura.
Como diferenciar lesões?
[pic 2]
Lesões são frequentes e acometem um público variado, desde crianças, jovens e até idosos, os principais tipos de lesões são, entorse (mancha de coloração arroxeada, geralmente no tornozelo, inchaço, dor intensa, ruptura total ou parcial dos ligamentos das articulações e deformidade no local), fratura (quebra de um osso, que pode ser incompleta ou total, a fratura ainda pode considerada exporta quando o osso lesado e rompe a pele), luxação (perda completa de contato entre extremidades de ossos que a compõem, resultando em seu deslocamento. Pode ocorrer em várias partes do corpo, como coluna, tornozelo, ombros, joelhos e cotovelos) e a distensão (dor intensa, mancha rocha, inchaço, calor no local e dificuldade de movimento. Geralmente causado por esforço extremo).
Paciente acima apresenta uma entorse, para imobilização foi necessário materiais como, papelão e pedaços de tecidos, lembrando que não foi usado força excessiva para imobilização.
Como proceder diante de uma hemorragia venosa?
[pic 3]
A hemorragia é a perda de sangue que acontece devido ao rompimento de vasos sanguíneos. Classificada como externa (capilar, venosa ou arterial) e interna.
Para um atendimento em que o paciente apresenta uma hemorragia venosa, o primeiro passo é tentar diminuir o sangramento com uma compressão direta, lembrando que o material a ser usado sempre deve estar esterilizado ou limpo. Recomenda-se que se o material não seja retirado de cima da lesão mesmo estando cheio de sangue, o ideal é que acrescente mais material por cima. O tempo ideal para a compressão é de 10 minutos.
...