TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  19/12/2016  •  Artigo  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Autor(a): MISSE MIDOME DE ARAÚJO GERINO

ANÁLISE INSTITUCIONAL

Associação Benemérita de Caridade de Guanambi-BA

“Lar dos Velhinhos”

GUANAMBI

2016

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

Autor(a): MISSE MIDOME DE ARAÚJO GERINO

ANÁLISE INSTITUCIONAL

Associação Benemérita de Caridade de Guanambi-BA

“Lar dos Velhinhos”

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Maria Alice.

GUANAMBI

2016


ANÁLISE INSTITUCIONAL

1 - Dados da identificação

1.1 - Nome da Instituição

ASSOCIAÇÃO BENEMÉRITA DE CARIDADE DE GUANAMBI

1.2 - Localização

Praça Josafá Moura, 98

Bairro: Bom Jesus -Guanambi/BA

CEP: 46430-000

Fone: (77) 3451-2803

1.3 - Área de Atuação

A Associação Benemérita de Caridade atua com a finalidade de proporcionar  qualidade de vida de forma integral às pessoas idosas, deficientes múltiplos, pautando-se nos princípios da política pública da assistência social e no estatuto do idoso. Além de sensibilizar as famílias no que tange os direitos da pessoa idosa, incentivar o voluntariado, proporcionar formação para cuidadores voluntários e promover convivência comunitária de forma interativa e prazerosa.

1.4 - Área de Abrangência

É uma entidade sem fins lucrativos, que abriga idosos e as pessoas abandonadas da cidade como também da região. Atualmente a instituição abriga 63 velhinhos (não atualizado).

1.5 – Projetos Envolvidos      

Os projetos envolvidos que são desenvolvidos na instituição é no tocante a recreação, jogos, dança, música, files, atividades manuais, trabalhos que muitos deles fazem: como crochê, artesanato, etc. E as comemorações festivas como carnaval, festas juninas, festas dos idosos, São João e Natal e ano novo(bailes). E a interatividade dos alunos das escolas, pessoas da família e comunidade.

1.6 – Funcionamento

Horário de Funcionamento: 24h

Atendimento ao público de Segunda à sexta das 08 às 12h e das 14 às 18h

1.7 – Nome dos dirigentes 

A diretoria é composta dos seguintes membros:

  • Presidente: Ozair Santos Souza
  • Vice-Presidente: Luiza de Cassia Santos Donato
  • Tesoureiro: Talmo Sérgio de Jesus
  • Conselheiro: Raimundo Costa Reis
  • Conselheiro: Celito Brito
  • Conselheiro: Ruth Mary Rodrigues Teixeira Freitas
  • Secretária: Elzita ladeia Teixeira

1.8 – Supervisor de Campo

O supervisor de campo do estágio: Talmo Sérgio de Jesus. 

1.8.1 - Número do CRESS.

CRESS 10230 5ª Região

2 - Constituição Histórica

2.1- Como se constituiu 

Jovens senhoras da Sociedade de Guanambi reuniram-se com a ideia de fundar uma instituição de Caridade que pudesse atender aos necessitados.  Seu Lema: VIVER PARA SERVIR. Aos 26 dias do mês de maio de 1963, no Cinema Guarani, as jovens senhoras, sob a Direção de Dagmar Elvira de Jesus Cotrim Novaes, convocaram a sociedade e lavraram a Ata da Sessão Inaugural de Fundação da ASSOCIAÇÃO BENEMÉRITA DE CARIDADE DE GUANAMBI.

A doação do terreno para a sede própria foi realizada em março de 1968, o Sr. Almir Francisco Moraes e Família, doaram o terreno para construção da Sede da Associação Benemérita Caridade.

Iniciada em 1971, com grande esforço das voluntárias e envolvimento da sociedade, a obra foi concluída em 1977.

A fita inaugural foi desatada por uma idosa que já vivia ali asilada, representando a coleta dos frutos do trabalho das fundadoras e da sociedade, no ato representado pela.

Então Presidente, Camita Aurora Leis Costa, que empossou, em 17/07/77, a nova diretoria que daria prosseguimento aos trabalhos da recém-inaugurada Associação.

       Continuando a luta, em 20 de agosto de 1981, foi inaugurada a Capela de Santa Rita de Cássia, anexa à Associação. (http://www.projetoajudar.org.br/2013/10/lar-dos-velhinhos).

2.2 – Grupos sociais que participaram de sua criação de desenvolvimento

Jovens senhoras da Sociedade de Guanambi.

2.3 – Demandas da Instituição

A demanda da instituição é de 63 idosos e deficientes “não atualizados”, com a necessidade de espaço mais amplo, com separação de alas para o direito a privacidade de cada um.

2.4 – Contexto atual

Na instituição, falta um plano para entidade em promover ações de lazer com os internos e deficiências em algumas instalações. Deverá ocorrer uma modernização na administração aproveitando as boas experiências e implantando mecanismos mais modernos capazes de aproveitar melhor as potencialidades do abrigo, pois lá possui 63 idosos.

2.5 – Público Alvo

O público alvo a ser atendido são idosos e as pessoas adultas com deficiência.

3 - Objetivos Institucionais

3.1 – Objetivos Institucionais

Os objetivos institucionais consistem na prestação de serviços de instituição de Longa Permanência, domicílio coletivo destinado a amparar idosos e deficientes adultos.

3.2 – Objetivos Implícitos

Foi possível perceber durante o estágio que a instituição tem um funcionamento satisfatório mesmo com alguns problemas como instalações precárias, falta de separação de alas entre outros, sendo a mesma cumpre seu objetivo que é acolher os idosos e deficientes de forma ampla e oferecendo um ambiente digno e de respeito.

4 - Propostas de atuação

4.1 – Principais demandas

As principais demandas da instituição são amparar os idosos e as pessoas com deficiências, sendo que eles devem ter o atendimento de qualidade e privacidade, pois no ambiente que vive homens e mulheres estão no mesmo ambiente e não são separados por alas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (607.9 Kb)   docx (508.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com