O SERVIÇO SOCIAL
Por: 43KG • 21/4/2022 • Monografia • 4.052 Palavras (17 Páginas) • 205 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE EDUCAÇÃO MEMORIAL ADELAIDE FRANCO - FEMAF
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
FRACILENE
SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho desenvolvido no CRAS de Miranda do Norte sobre gravidez na adolescência.
Miranda do Norte - MA
2021
FRANCILENE
SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho desenvolvido no CRAS de Miranda do Norte sobre gravidez na adolescência.
Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social da Instituto de Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco - FEMAF, como requisito para obtenção de graduação em Serviço Social, sob a orientação da Prof.ª Esp.ª ....
Miranda do Norte - MA
2021
FRACILENE
SERVIÇO SOCIAL: uma análise do trabalho desenvolvido no CRAS de Miranda do Norte sobre gravidez na adolescência.
Aprovada em: ___ /___/_____
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
(NOME DA(O) ESPECIALISTA)
Orientadora
________________________________________________
2º Examinador
____________________________________________
3º Examinador
Miranda do Norte – MA
2021
Dedico esse trabalho aos meus pais ....
AGRADECIMENTOS
Agradeço em primeiro lugar a Deus Criador...
“Pensar a vida, eis a tarefa.”
(HYPPOLITE, 1970, p. 12)
RESUMO
São vários os fatores que atualmente causam grandes riscos sociais em nossa sociedade. Assim, a gravidez na adolescência também pode ser considerada como um fator de risco social que traz sérias complicações psicológicas, econômicas, familiares e sociais para a vida de milhares de adolescentes. Desta forma, o presente estudo tem por finalidade abordar o problema da gravidez na adolescência como uma expressão da questão social, analisando os fatores de riscos sociais que uma gravidez não planejada pode desencadear na vida dessas adolescentes. Assim sendo, o Serviço Social deve contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção, o acompanhamento e a inserção dessas adolescentes em programas sociais oferecidos através dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS como é o caso do trabalho desenvolvido em Miranda do Norte – Maranhão, com adolescentes em situação de gravidez precoce, alvo dessa pesquisa. Com os resultados alcançados, observou-se que as características do aumento do número de adolescentes grávidas direcionam para questões que devem ser abordadas em uma proposta de atuação junto a essa população e seus familiares, sendo o assunto, cuidadosamente, trabalhado para que a sociedade e os profissionais de saúde passem a reconhecer e tratar melhor essa questão como um problema de saúde pública.
Palavras chaves: Gravidez. Adolescência. Serviço Social. CRAS.
ABSTRACT
LISTA DE SIGLAS
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
LISTA DE GRÁFICOS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................11
2 CONTEXTUALIZANDO A ADOLESCÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA…........14
1. INTRODUÇÃO
A adolescência consiste em uma fase de descobertas, fase natural do desenvolvimento humano que se caracteriza pela transição entre a infância e a fase adulta. Por esta razão, é bem comum a busca pela identidade, onde a sexualidade aflora, por se tratar de uma fase intermediária os pais e profissionais que atuam junto aos jovens a preocupação com os riscos que podem mudar todo o curso de vida.
A gravidez na adolescência, desejada ou não, provoca um conjunto de impasses comunicativos no âmbito social, familiar e pessoal. No âmbito familiar, a gravidez na adolescência parece indicar dificuldades nas relações entre pais e filhas e nas condições contextuais para o desenvolvimento psicológico da filha. No âmbito individual, a jovem gestante se questiona: “Porque isso aconteceu justamente comigo?” e, “que será da minha vida agora?” Em outras palavras a gravidez na adolescência traz sérios problemas para a sociedade de um modo geral, principalmente para a vida da jovem gestante.
A situação de vulnerabilidade expõe os adolescentes ao uso de drogas, gravidez precoce e outros fatores, enfraquecendo os vínculos familiares e fazendo com que estes, por meio dos grupos de amigos, compartilhem emoções, sentimentos, valores, conhecimentos que a família não os propiciou. Nestes espaços, os adolescentes, podem ser coagidos à atividade sexual precoce e consequentemente resultar em variados casos de gravidez indesejada.
Tanto a adolescência quanto a gravidez são períodos de crises, sendo a primeira necessária e imprescindível para o desenvolvimento humano, enquanto a segunda pode ser desestruturante, pois pode apresentar uma carga emocional, física e social muito pesada, levando os adolescentes a não vivenciarem importantes estágios de maturação psicológica e sexual.
...