O Seminário Teológico Betel Brasileiro
Por: Marcio Santos • 17/6/2020 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
Seminário Teológico Betel Brasileiro
Nome: Marcio Fernandes dos Santos
Professor: Daniel Silva
Trabalho sobre Lucas 15:11-32
Filho mais novo: “Egoísmo” Dentre tantas crises pela qual esse filho tinha, vou ressaltar a crise do egoísmo. O fato dele solicitar parte dos seus bens a seu pai, demostra o quanto ele não considerava seu pai! Com essa atitude fica claro que seu vinculo familiar estava bem abaixo dos valores que seu pai lhe havia ensinado. Entendo que no final do texto fica claro como é o caráter desse pai. Assim como está escrito em Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
“Liberdade na prisão!” O desejo de viver uma liberdade sem princípios o fez perder o controle de sua vida! A ingratidão no seu modus operandi, satisfez plenamente suas vontades indo à falência. O pecado não traz liberdade, apenas escraviza nos desejos mais intensos do homem caído!
“Alianças” Sem recursos e faminto...Assim é o homem caído! A busca por satisfazer suas necessidades o levou a trabalhar, não mais como herdeiro de seu pai, e sim como um trabalhador de seu senhor! Cuidar de porcos, animal imundo, o fez recair sobre suas lembranças de como era bom assentar se a mesa com seu pai.
Filho mais velho: “Religioso” Embora também fosse filho, era um perfeito religioso! Sem vinculo familiar como seu irmão caçula, era cheio de obras, trabalhava para seu pai, porem era egoísta! Sem nenhum vinculo afetivo, buscava apenas honra e consideração de seu pai. O que de fato o deixou furioso, quando soube do retorno de seu irmão e a festa que estava acontecendo. Um religioso sempre se achará justo diante daqueles que erram.
A simbiose entre os dois filhos lhes conferiam o egoísmo e a ingratidão como marca, em relação ao seu pai.
A diferença entre eles estava no arrependimento, na ação de se levantar e na busca de perdão!!!
De fato, o filho mais novo, aprendendo da forma mais difícil, desfrutou de uma amarga experiencia vivenciada, o qual lhe conferiu conforme o que está escrito em Rm 5:20, “ mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”
com direito a festa e roupas novas!
Ambos não compreendiam que o pai os amava!!!
Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.
Jeremias 31:3
...