TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

        

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇo SOCIAL - 6° SEMESTRE

             

projeto de ação

crianças em situação de vulnerabilidade social

SALVADOR-Bahia

2016

        

EDILENE NASCIMENTO SOUZA (0208724704)

crianças em situação de vulnerabilidade social

Trabalho apresentado ao Curso ao Superior de  Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina[ Estágio em Serviço SocialI]. Prof. Nelma dos Santos Assunção Galli.Estágio realizado na instiutição Associação João de Deus.

SALVADOR-Bahia

2016

SUMÁRIO

Apresentação.....................................................................................................1

Justificativa.......................................................................................................2

Objetivo Geral...................................................................................................5

Objetivo Específicos........................................................................................5

Metodologia......................................................................................................6

Cronograma de Execução...............................................................................7

Referências Bibliográficas..............................................................................8

  1. APRESENTAÇÃO

Esse  projeto aqui apresentado será realizado na instituição, Associação João de Deus ,criada em 2005 pelo Padre Bernard de Villanfray, francês vindo de Marseille e outros paroquianos,  está situado na Rua direta do Uruguai, Nº 328, Uruguai-Salvador-Bahia. O ideal é a inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade à escola, oferecendo ás crianças do bairro do Uruguai oportunidade de viver uma verdadeira vida de criança, por um acompanhamento educativo, humano e espiritual. Nosso objetivo é contribuir pela paz no bairro do Uruguai propondo projetos de desenvolvimento, sustentados pelos habitantes e paróquias do bairro, associados à uma equipe profissional, assalariados ou voluntários, com uma proposta de Fé.

Nossos Princípios: Método participativos e responsabilizantes pela implicação dos paroquianos e a população local na ação social. Visão global, humana e espiritual, por transmissão da fé.

Nossos valores: Dignidade humana: Acolhemos todas as pessoas sem julgamentos moral, cultural ou religioso e nos adaptamos à realidade das pessoas. Subsidiariedade: Encorajamos a população do bairro a ser autônoma e responsável. Possui um quadro de funcionários que corresponde a uma pedagoga, seis cozinheiras, e ainda tem contribuição de uma equipe de voluntários, que fazem uma missão na paróquia para ajudar a diretora. Esse projeto é para o desenvolvimento da criança, dando uma oportunidade de viver uma verdadeira vida de criança, os mesmos vivem em verdadeiro estado de vulnerabilidade.` As atividades do projeto contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais (auto-estima, respeito a si e ao próprio corpo, equilíbrio emocional, valorização da cultura local).

1

  1. JUSTIFICATIVA

A Associação João de Deus, contribui pela paz no bairro do Uruguai propondo projetos de desenvolvimento sustentado pelos habitantes e paroquianos do bairro, associados à equipe profissional, assalariados ou voluntários, com uma proposta de Fé.

Esse projeto foi pensado a partir de uma observação que me trouxe inquietação  com algumas crianças na qual foi feita  entrevistas, onde pude observar não só o estado de vulnerabilidade, mas também a quebra do vinculo no seio familiar. Acompanhamento das crianças no seio familiar, revitalização de vínculos, incentivar voluntários no seu papel na instituição na busca de parceiros para dar continuidade aos trabalhos. Esse trabalho via ser feito exclusivamente com os pais e crianças não só da instituição, mais também com as crianças da comunidade em geral, com o propósito de revitalizar os vínculos familiares, incentivando na busca do equilíbrio de amor, carinho entre pais e filhos. Com empenho em obter qualificação é uma marca do corpo técnico do projeto, que se esmerou em participar e compartilhar internamente os conhecimentos adquiridos nas Oficinas de Capacitação. Diante desse contexto, presente na maioria das escolas públicas do país, é necessário um novo olhar e a adoção de estratégias que realmente amparem e protejam a criança e o adolescente em situação de risco. Precisamos de equipes multidisciplinares dentro das escolas, com bons terapeutas, assistentes sociais especializados, instituições parceiras e de trabalhos que envolvam as famílias e as auxiliem na árdua tarefa de educar. Deve-se considerar que, além desse conjunto de

benefícios, outros se somam, direta ou indiretamente, como aumento do rendimento escolar e por reflexo na melhoria do comportamento na

2

 escola e junto à família, incorporação de valores considerados socialmente positivos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8069/90) declara-se, no Art. 1º, uma lei que dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente. A doutrina da proteção integral é a concepção sustentadora da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, normativa aprovada por unanimidade pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1989. A doutrina da proteção integral preconiza que crianças e adolescentes são sujeitos especiais de direitos, gozando de todos os direitos fundamentais e sociais, principalmente de proteção, em decorrência de se encontrarem em fase de desenvolvimento. Além do ECA, a doutrina da proteção integral também é objeto do Art. 227 da Constituição Brasileira: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (314.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com