O TOYOTISMO
Por: ana.hudzinski • 23/10/2019 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
TOYOTISMO
O Toyotismo trata-se de um modelo de produção industrial criado para suprir as necessidades do mercado industrial do Japão pós Segunda Guerra Mundial, tendo como lema principal o Just in time, que na tradução literal significa: na hora, ou no tempo certo.
Foi desenvolvido por Eiji Toyoda, fundador da empresa automobilística Toyota, e mais dois amigos engenheiros Taiichi Ohno e Shingeo Shingo. O modelo criado por eles tem como principal objetivo implantar um sistema produtivo flexibilizado, que trabalhe por demanda e sem desperdícios.
Esse sistema visa o custo benefício, isto é, os produtos devem ser produzidos somente por encomenda. Para isso primeiro deve ocorrer a venda do produto, depois a compra da matéria-prima e por último a produção efetiva do produto. Desta forma é possível evitar o estoque de produtos e matérias-primas e consequentemente os desperdícios.
O Toyotismo acredita que um modelo de produção enxuto consegue satisfazer melhor os clientes. Para isso desenvolveram princípios de gerenciamento de venda e atendimento ao cliente, como:
- “Kaizen”: aprimoramento contínuo das operações de negócios;
- “GenchiGenbutsu” (Vá e veja): avaliação constante dos processos produtivos e seus problemas;
- “Desafio”: desenvolvimento de uma visão a longo prazo, onde os desafios são superados com criatividade e coragem.
- Trabalho em equipe: geração de oportunidades que visam o crescimento do desempenho individual do profissional e de toda a equipe;
- Respeito: Todos os esforços serão realizados para entender o outro.
Para atingir seus objetivos o sistema conta com mão-de-obra qualificada, onde grande parte dos funcionários conseguem realizar todas as funções dentro do sistema produtivo. O trabalhador tem autonomia para parar o processo de produção para realizar possíveis reparos, além disso, a empresa pode realizar ajustes frequentes conforme a quantidade de produtos solicitados pelos clientes.
A principal desvantagem desse sistema é a diminuição da oferta de emprego, pois nesse modelo de produção um único funcionário consegue realizar diversas funções.
...