O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Por: tsantos82 • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.727 Palavras (7 Páginas) • 413 Visualizações
Introdução
A nossa entrevistada a Assistente Social Kátia , formada há 10 anos na UFRJ.
Pós- graduada e com cursos de extensão pela PUC.
Saiu da faculdade trabalhando no próprio local pela qual estagiava
.
Ao longo de sua carreira teve como experiência profissional o Programa Delegacia Legal – PROJOVEM.
Trabalhou no Centro de Referência de Assistência Social Nelson Carneiro CRAS.
Trabalhou no lixão de São Gonçalo (CTR Alcântara) onde ficou 1(um) ano. Criou vários projetos para os catadores de lixo.
Auxiliou na implementação do Projeto Mãos na Massa, inserindo assim as mulheres na construção civil.
Em 2006 passou no concurso para a Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, viu na Prefeitura uma reprodução de uma política que se equiparava a sua forma de pensar, causando certa angústia e frustração.
Logo passou no concurso do Ministério da saúde, sendo inserida assim no N.I. R (Núcleo de Regulação de Leitos) do Hospital Geral Federal de Bonsucesso.
Além dessa ocupação ainda realiza assistência voluntária com uma empresária do ramo gastronômico às crianças do Morro Dona Marta.
O HFB é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro
Em volume geral de atendimentos, sendo categorizado como hospital federal com porta hospitalar.
De emergência e reconhecido como Centro Regional Terciário. Além disso, é
considerado referência em Oftalmologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Atendimento à
gestante de Alto Risco e atendimento de alta complexidade como transplante de rins,
fígado e córnea.
Infraestrutura
O Hospital conta com mais de 42 mil m2 de área construída distribuídos em 6 prédios De 4 a 7 pavimentos, além de outras 5 construções menores (Depósito, Garagem, Igreja, Posto Bancário, Projeto Acolhida). Suas especificações são:
Unidade de Internação
Unidade de Tratamento intensivo
Unidade Coronariana
Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal
Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico
Unidade de Tratamento Intermediário Neonatal
Sala de Recuperação Pós-Anestésica
Centros Cirúrgicos
Centro Obstétrico Materno-Infantil
Ambulatório
U.S
O Hospital Federal de Bonsucesso fica situado no bairro de Bonsucesso, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro está localizada na Av. Brasil próximo à confluência desta com as Linhas Amarela e Vermelha, que são as principais vias da cidade.
Duas dessas vias (Av. Brasil e Linha Vermelha) comunicam a cidade diretamente.
Com a Baixada Fluminense, fazendo com que o Hospital esteja próximo dessa região.
A AP 3.1, onde se localiza o Hospital, tem uma população de cerca de 1 milhão de
Habitantes, sendo ainda, a área de maior concentração de favelas do Município.
A maior parte da população atendida é do SUS.
O Sistema Único de Saúde (SUS)
É um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.
Antes da criação do SUS, que completa 20 anos em 2008, a saúde não era considerada um direito social. O modelo de saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum. Assim, o SUS foi criado para oferecer atendimento igualitário e cuidar e promover a saúde de toda a população. O Sistema constitui um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. (fonte: Portal da Saúde. gov.br)
A assistente social entrevistada trabalha na parte de regulação de leitos (N.I.R), realizando o controle de internações, triagem dos pacientes, procurando o setor adequado ou até mesmo outra unidade.
Segundo ela é um setor que se depara com muitas expressões da Questão Social, por receber pacientes de todos os tipos e classes sociais. Em seu relato ela cita o problema com os usuários de crack que vivem as margens da Avenida Brasil, muitas vezes eles são atropelados ou passam mal pelo uso da droga e são atendidos no hospital, e o tratamento vai além da parte clínica, procuram encaminhá-los para tratamento específico. Relatou também que alguns pacientes não têm família e após o tratamento não tem um local para voltar, muitos são moradores de rua, ela
...