O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Por: Juliane Zolin Debastiani • 2/7/2020 • Artigo • 4.242 Palavras (17 Páginas) • 358 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CURITIBA/PR
2018
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
JULIANE ZOLIN DEBASTIANI
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Educação Profissional e Tecnológica, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.
CURITIBA/PR
2018
RESUMO
A sociedade está cada vez mais tecnológica, o uso das tecnologias faz parte da vida das novas gerações, por isso essa nova realidade deve ser acompanhada pelas instituições escolares. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais necessária. Desta maneira este trabalho teve por objetivo avaliar o papel das novas tecnologias aplicadas à educação. Para isso, foi realizada uma pesquisa. Desta maneira devemos ressaltar que mais estudos como este devem ser elaborados, para que existam mais dados sobre a educação tecnológica no Brasil, para que assim consigamos identificar as falhas do ensino, para que medidas sejam tomadas por parte do governo e do corpo docente.
Palavras-chave: Educação. Recursos Tecnológicos. Novas Concepções Pedagógicas.
- INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo, a sociedade está cada vez mais tecnológica, o uso das tecnologias faz parte da vida das novas gerações. Esta nova realidade deve ser acompanhada da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências necessárias para lidar com as novas tecnologias.
A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais necessária, atualmente a sociedade encontra- se impessoalidade na era tecnológica, na qual os alunos tem acesso disponível a uma gama de recursos tecnológicos em que podem aprender de forma prazerosa, divertida e dinâmica. Fugindo da realidade tradicional do ensino, no qual, os alunos estão se tornando cada vez mais dispersos, rebeldes e desestimulados, por estarem aprendendo de maneira desvinculada a realidade do seu espaço.
O uso das novas tecnologias possibilita uma aprendizagem interativa e contextualizada com a realidade dos alunos. Este recurso didático permite aplicações pedagógicas inovadoras, que podem trazer resultados diferenciados e contribuem para o fortalecimento da democratização do acesso ao ensino.
Com relação a referências históricas e sociais sobre o uso das tecnologias educacionais, observa-se que nos últimos anos a inclusão digital nas escolas tem configurado uma nova realidade, que proporciona novas formas de trabalhar os conteúdos curriculares e ampliando a interação entre professor aluno.
Para que esta nova realidade de ensino seja inserida em todo contexto escolar, é necessário construir novas metodologias pedagógicas que utilizem como base recursos tecnológicos, que resultem em práticas que promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema educacional. Portanto é fundamental o trabalho com professores da educação básica para que estes comecem a ter um novo olhar para essa realidade educacional que não pode ser negligenciada.
Diante disto, os professores necessitam ir à busca de uma nova mentalidade pedagógica. Manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino é essencial, não só para uma melhor formação dos alunos, mas também para o crescimento pessoal do professor, pois o ajuda a se perceber como agente do seu próprio desenvolvimento e a escola como o seu lugar de crescimento profissional permanente.
Dessa forma, avaliou-se o papel das novas tecnologias aplicadas à educação. Diante disto, este trabalho teve por objetivo avaliar o papel das novas tecnologias aplicadas à educação, para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica.
2. AS NOVAS TECNOLOGIAS
Nos últimos anos, diversas mudanças vêm acontecendo em vários setores da sociedade, devido ao desenvolvimento das novas tecnologias. O desenvolvimento técnico-científico impulsiona novas descobertas, e estas geram grandes mudanças na vida humana e no trabalho (PINTO, 2004).
A tecnologia está em todo lugar, nas atividades cotidianas mais comuns, como: conversar, trabalhar, deslocar-se, ou até mesmo comer e dormir. As tecnologias estão tão próximas de nós, que nem a percebemos mais, são coisas naturais (KENSKI, 2003).
É possível ter acesso a uma gama de informações em tempo real. Com a utilização de computadores os serviços foram agilizados e facilitados, ocorreu uma diminuição da mão de obra por ocupações especializadas (KOHN, 2007).
Todas as informações podem ser obtidas de forma instantânea em qualquer parte do mundo. Com a era da tecnologia o cidadão se tornou potencialmente interagente e agente comunicador, no qual ele não só passou a ter acesso maior as informações com pode participar diretamente do processo de construção da mesma opinando e interagindo ao mesmo em que a recebe (KOHN, 2007).
A troca de informações está cada vez mais fácil, rápida e acessível, impactando diferentemente nos aspectos tanto pessoais como profissionais. Tudo pode ser realizado rapidamente com poucos cliques, o modo como reuniões de trabalho acontecem, por exemplo, podem ser realizadas com participantes de diferentes cidades, ou até países (INOVAPARQ, 2016).
Além disso, a gestão empresarial está cada vez mais facilitada, devido à facilidade trazida pelas tecnologias. Como por exemplo, com o desenvolvimento de sistemas de gestão na nuvem, que permitem o armazenamento online de dados importantes, bem como mobilidade destes dados, segurança e comodidade. O gestor tem um maior controle do que acontece com sua empresa em tempo real, o que facilita sua administração (INOVAPARQ, 2016).
...