TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO FUTEBOL COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE FÍSICA

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE LICENCIATURA EM FÍSICA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA I

ADELINA SANTOS BEZERRA VALDEIR BOMFIM CARVALHO

O USO DO FUTEBOL COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE FÍSICA

LAGARTO - SE MARÇO DE 2020

ADELINA SANTOS BEZERRA VALDEIR BOMFIM CARVALHO

O USO DO FUTEBOL COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE FÍSICA

Atividade avaliativa apresentada a Disciplina Instrumentação para o Ensino de Física I ,sob orientação da docente Michely Batista Santos Araujo

LAGARTO - SE MARÇO DE 2020

PROJETO COM FOCO EM CTS

TEMA:

O uso do futebol como ferramenta interdisciplinar no estudo de Física.

INTRODUÇÃO

A física está presente no nosso cotidiano, ela faz parte da natureza e da vida humana, tudo que o ser humano realiza tem alguma relação com algum fenômeno físico. O ato de correr por exemplo, ao ser analisado tem, relação com inúmeras leis e diferentes conceitos voltados para o estudo do movimento. Desse modo, a prática esportiva pode ser associada e utilizada como instrumento de análise e estudo em diferentes áreas do saber entre elas a física, e usando como pilar o esporte mais apreciado entre os brasileiros, o futebol, passa a ser foco dessa abordagem metodológica, pois, mesmo diante da sua popularidade e presença na vida das pessoas, o mesmo tende a não ser utilizado como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem.

O futebol por se tratar de um esporte popular mundialmente, e estar presente no cotidiano dos alunos, seja por meio da apreciação visual do produto futebol, por meio da televisão, ou na efetiva pratica do esporte pelos discentes, com o intuito de diversão ou como possível mecanismo de ascensão social, acaba passando desapercebido o seu potencial como ferramenta educativa. Mais especificamente em disciplinas de viés um pouco mais científico como a física, já que essa matéria tem um índice muito grande de rejeição dos alunos por ser considerada uma disciplina muito chata e estressante.

O uso de um esporte tão popular como ferramenta no processo educativo, pode estimular o próprio discente a questionar e se interessar no estudo da física, e com isso, levá-lo a mudar um pouco sobre suas concepções pré estabelecidas sobre essa disciplina. Por meio do futebol podemos trabalhar diversos conteúdos, no âmbito da física, por exemplo, os conceitos de força, pode ser visto também as leis de Newton ou o estudo dos movimentos presentes em uma partida de futebol, a interdisciplinaridade pode ser anexada a essa abordagem, com um estudo histórico voltado para as origens do futebol, passando pelo campo da sociologia, como as relações sociais estão relacionadas e como esse esporte passou a ser o mais popular no mundo, a ponto de ser a esperança de milhares de jovens em conseguirem a ascensão social, no quesito tecnologia, como a inserção de algumas ferramentas tecnológicas acabam influenciando esse esporte, a filosofia se faz presente nas indagações a respeito do porque dessa prática esportiva ser predominantemente dominada por homens, e o porque que a mulher não é valorizada nesse cenário, a geografia entra com suas

abordagens econômicas e estatísticas, os movimentos de migração que tendem a aumentar a busca por grandes centros esportivos pelo mundo etc.

Diante dessas perspectivas, vemos que essa relação entre vários campos do saber se enquadra nos conceitos da Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), Assim como afirmam Martins e Vieria (2008)

A Educação CTS no ensino das Ciências tem, pois, como grande finalidade preparar os estudantes para enfrentarem o mundo sóciotecnológico em mudança acelerada, no qual competências como as relacionadas com valores sociais e éticos são relevantes. Nesta perspectiva, pretende-se que a escola contribua para aumentar a participação de todos, jovens e cidadãos adultos, nas instâncias decisórias sobre questões da inter-relação CTS, numa base de participação democrática esclarecida e responsável, individual e coletivamente (p. 11).

Tal tendência no ensino é importante até os dias de hoje, pois leva em consideração a relação da Ciência com a Tecnologia e a Sociedade, aspectos que não podem ser excluídos de um ensino que visa formar cidadãos.

JUSTIFICATIVA

A escolha de trazer como foco de analise uma prática esportiva como o futebol, foi com o intuito de demonstrar que é possível utilizar como ferramenta educativa esse esporte, onde sua inserção proporcionaria aos discentes a oportunidade de associar algo que é comum no dia a dia as temáticas trabalhadas pelos docentes em sala de aula.

Diante disso, essa abordagem propiciaria o afastamento do ensino tradicional constante que muitas vezes cansa e se torna infrutífero, pois os alunos não o encaram como sendo algo significativo para suas vidas.

Com isso, o professor estaria dando enfase a um novo tipo de aprendizagem, de modo, que levasse ao docente a elaborar perguntas geradoras que instiguem o aluno a vivenciar a busca, a exercitar as várias possibilidades de resposta. O conduzindo para uma aprendizagem significativa. É necessário fazer como recomenda Santos (2008,p.65): “provocar a sede” de aprender, problematizando o conteúdo, tornando-o interessante e não tirar o sabor da descoberta dando respostas prontas.

Enfatizamos, que essa proposta de atividade não foi algo posto em prática, mas algo pensado como possível ferramenta a ser trabalhada em sala de aula.

OBJETIVOS

Impulsionar uma aprendizagem significativa para relacionar situações do cotidiano dos estudantes com os temas da grade curricular;

Trabalhar a interdisciplinaridade de maneira eficaz com as diferentes áreas do saber, de modo que propicie o fortalecimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com