O indivíduo e a sociedade
Resenha: O indivíduo e a sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19941964 • 2/12/2013 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Aula-tema 3: O indivíduo e a sociedade
Esta atividade é importante para desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico, especialmente para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais.
Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.
Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.
Homem e o convívio em sociedade
Desde tempos remotos o homem tem aprendido a viver em sociedade. O fato de conviver com outras pessoas teve início na era dos homens mais antigos, que perceberam uma maior facilidade de sobrevivência, quando se andava em grupos, pois as caçadas se tornavam mais fáceis, se abrigavam melhor e consequentemente se protegiam mais de animais ferozes. Com o decorrer do tempo, esta forma de convívio foi aprimorada, criando-se regras que facilitavam esta convivência.
Estamos em sociedade a todo tempo, desde a infância até a maior idade, e esta, tem influência direta na formação de nossa maneira de agir, pensar e se situar. Chamamos de sociedade, o grupo social no qual estamos inseridos. Em nossa infância, passamos pelo período mais importante para formação de nosso caráter, pois estamos em processo de formação e guardaremos muitas informações que nos são passadas durante este período. É nesta fase que começamos a conviver na escola.
Adquirimos também na escola o conhecimento necessário para nos auxiliar em várias etapas de nossa vida. Este fator tem uma importância tão forte, que vários países que contém uma alta qualidade de vida, como os Estados Unidos, que é um país super desenvolvido, e a China, um país líder em avanços tecnológicos, tem um forte investimento em educação.
Outro aspecto importante é a influência da família. É através da família que aprendemos os primeiros conceitos sobre ética e moral. Através do contato com a família temos exemplos e influências diretamente ligadas à ética e a moral.
Enfim, considero que o convívio dentro da escola foi de extrema importância na formação de meu caráter, e através dele adquiri conhecimento para alcançar um bom emprego, e continuar meus estudos, e o convívio com minha família me ajudou, a saber, a forma correta de alcançar meus objetivos.
...