O livro “As tranças de Bintou”
Projeto de pesquisa: O livro “As tranças de Bintou”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcorrea • 27/9/2013 • Projeto de pesquisa • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 322 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- SÍNTESE REFLEXIVA
3- PLANOS DE AULAS
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
5- REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma síntese reflexiva interdisciplinar estabelecendo relações teóricas e metodológicas entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história “As tranças de Bintou”.
O livro “As tranças de Bintou” conta a história de uma menina chamada Bintou, que sonhava em ter tranças compridas como de sua irmã e das mulheres mais velhas de sua tribo, mas segundo a tradição de sua tribo as crianças usavam birotes( forma de amarrar o cabelo) e só depois que atingissem a juventude poderiam usar tranças e adereços nos cabelos.
O texto abordagem integrada de aprendizagem mostra experiência cientifica integrada com as diferentes área do currículo como possibilidade de crescimento e melhoramento no desempenho das crianças, isso é que promova a mudança conceitual e facilite uma aprendizagem significativa.
2.SÍNTESE REFLEXIVA
O ser humano é sem dúvida, fruto de sua convivência social. De acordo com a teoria de Vigotsky (1896 – 1934) “O aprendizado pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que a cercam.” Em seu processo de desenvolvimento a criança interage continuamente entre os fatores biológicos seu meio ambiente.
Nesse intercâmbio educativo utiliza – se ao mesmo tempo de conteúdos científicos associados as outras áreas de conteúdos curriculares. Permitindo a criança, utilizar – se de seus conhecimentos adquiridos e ir ampliando – os, assim desenvolver suas vias neorológicas cada vez mais sofisticadas, estimulando sua capacidade de aprendizagem e sua retenção de conceitos e informações.
As abordagens integradas têm a função maior de promover a ligação entre conceitos tendo em vista o conhecimento global e o desligamento de barreiras entre as disciplinas, Tornando possível assim aprofundar e compreender a relação teórico/prática e contribuir para uma formação critica e responsável, incita a criatividade e impulsiona a interação dos saberes. O aluno se constitui no relacionamento com o professor, este também está em constante construção por meio do convívio dialético com eles. Ele ensina e aprende. É preciso que o professor se torne interdisciplinar, buscando se interar das relações que se estabelecem em outras ciências.
A integração com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enriquecimento de aprendizagem e aumentam o desempenho mental, utilizando – as como ligação entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiência cientifica como um apoio a prática educativa.
O texto “As tranças de Bintou” conta a história de uma garotinha chamada Bintou que sonha em ter tranças como as moças e mulheres mais velhas de sua tribo mas segundo sua tradição as crianças usam birotes(tipo de amarração dos cabelos) e só quando atingem a juventude podem usar tranças. Bintou então busca a resposta perguntando a sua velha avó, ao sol. Ao final sua lhe presenteia com laças de e miçangas nos birotes e Bintou sai feliz balançando sua cabecinha. O texto não cita o local onde a história acontece, porém, as ilustrações nos levam a entender que se passa em uma aldeia africana, pois, representam a beleza, as tradições e encantamentos da cultura africana.
É possível perceber no decorrer da história aspetos locais como costumes, por exemplo, o ritual do batizado, alimentação, o vocabulário,os nomes próprios, o papel da mulher, o respeito as gerações antepassadas, reconhecimento da coragem como virtude.
A história permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade da criança nos mais diversos aspectos e fazes, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que organizemos atividades organizadas.
As mudanças que vem acontecendo na educação são significativas para formarmos uma nova concepção do que seria desenvolver uma prática contextualizada à realidade do aluno.
A diversidade cultural está presente no contexto escolar, podemos trabalhar-la através da música, dança, culinária e outros inúmeras atividades em nosso cotidiano. Por isso, a escola deve propor a apropriação política
...