OMAMORI: A REFLEXÃO SHINTOÍSTA SOBRE A PERSONALIDADE
Por: Virgilio Torres • 13/12/2022 • Artigo • 3.360 Palavras (14 Páginas) • 78 Visualizações
OMAMORI: A REFLEXÃO SHINTOÍSTA SOBRE A PERSONALIDADE
O termo religiões do mundo tem ocupado os estudos religiosos por um longo tempo. O estudioso religioso aplicará todas as classificações da religião mundial para estudar a religião, mesmo para a religião nativa. Eles também usam o termo transcendente, sagrado, profano, ritual etc. para descrever a religião. O impacto dessa teoria é textual e viés das escrituras, há distinções entre religião vinda de abraâmico e não abraâmico. Além disso, limitando as características da religião e, se não, a outra apenas parte como cultura. Isso nos dá preconceito o quão luxuosa é a palavra religião.
O termo transcendente, sagrado, profano, ritual e outros são apenas para universalizar toda a religião do mundo. Figuras como Durkheim, Eliade e Norbeck são poucos teóricos que nos ajudam a estreitar nossa mente sobre religião. Sua teoria também foi seguida por muitos estudiosos seguintes e enfraquece o movimento da religião indígena. O exemplo é uma declaração ousada de Norbeck sobre o sobrenaturalismo como oposto do natural. Este termo é o mesmo que sagrado e profano. Algo irracional, inexplicável e inexplicável. Algo além do mundano (Norbeck em Klass, 26). Este termo é objetivo do cientista como ateísmo militante (Klass, 26). Um grupo de cientistas que se afirma racionalista. Tudo deve ser racional quando o surgimento da tecnologia. Sublinho a palavra racional, porque é dar impacto ao pensamento humano. Tudo deve ser explicado e tem evidências. Então, quando se trata de religião, algumas das partes da religião não podem ser explicadas. Então, será o oposto da ciência.
No entanto, o Japão moderno tem uma tradição única, paradoxo com racionalidade. Some japoneses vão ao santuário e oram por sua felicidade, sorte e segurança. Depois de orar, eles trazem um encanto como proteção contra más ações. Esta prática é muito comum para os japoneses, especialmente para os adeptos do xintoísmo. Este encanto chamado Omamori (お守り) da palavra mamoru (守る) significa proteger. Omamori feito de cloth ou papel. "São objetos físicos que contêm os espíritose poderes espirituais de uma divindade ou Buddha" (Tanabe in Doug, 2011). Aquele poder que acreditava pelos japoneses para o seu sucesso. Com base nisso, vou me concentrar na função do Omamori e como os japoneses modernos refletem sobre a personalidade através do Omamori na visão Shintoísta. Usarei Hallowell, The Ojibwa Ontology e Morrison, The Cosmos como Intersubjetivo. Para uma teoria adicional, há Um Exame Preliminar do Fenômeno Omamori por Eugene Swanger e Magia Antiga e Acessórios Modernos: Um Reexame do Fenômeno Omamori por Eric Teixeira Mendes
História Omamori
A história de Omamori, a primeira vez veio em Kojiki e Nihongi[1]. No Período Nara (645-784 dC), há coisas que podem ser úteis como Omamori como "um arco e flecha que dão vida, um objeto em forma de martelo com a capacidade de conceder desejos, um lenço que pode afastar ameaças de insetos e répteis e pêssegos que repelem demônios" (Mendez, 2015: 153). Essas coisas têm traços se possuídas por pessoa ou divindade. O próximo é o Período Heian (784-1185 dC), a história de Omamori está em O Conto de Genji de[2] Murasaki Shikibu. Naquelestory, Genji estava doente e nãopode curá-lo. Depois disso, ele foi para montar paraencontrar o eremita. O eremita lhedeu um talismã e pediu a Genji que o engolisse. Omamori tornou-se popular quando o Período Tokugawa (600-1825). Naquela época, o xintoísmo tornou-se religião oficial e osjaponeses deveriam pertencer ao xintoísmo. Os japoneses muitas vezes vinham ao santuário, e o santuário pode dar-lhes Omamori. O design de Omamori durante o Período Tokugawa era muito simples. É porque as pessoas se preocuparam mais com o propósito do que com o design. Yanagita dar explicação de como Omamori mudou ao longo do tempo e se torna tradição em todas as cidades do Japão.
"Os japoneses provavelmente sempre acreditaram em amuletos de um tipo ou outro, mas os encantos impressos modernos agora dados por santuários e templos se tornaram populares no período Tokugawa ou mais tarde, e a prática de usar amuletos em miniatura na pessoa também é nova. Este último costume é particularmente comum nas cidades". (Yanagita em Swanger, 1981: 240).
Finalidades e Formas de Omamori
Se no passado Omamori era feito de madeira ou papel com design simples. Hoje podemos encontrar Omamori feito de plástico, pano, madeira e pataca. Além disso, existem vários tipos. Há Hello Kitty, sino, até mesmo 12 signos do zodíaco. As pessoas podem escolher o design que se adequa a elas. As pessoas podem comprá-los no santuário. De alguma forma, o próprio santuário está produzindo Omamori. O outro é usar fora da fábrica para produzi-lo. Por exemplo, a fábrica de Omamori em Tóquio e Osaka é frequentemente produzir Omamori para santuário de Tóquio a Hokkaido.
A fábrica é produzir o tipo s de Omamori dependes da popularidade de Omamori. Há muitos Omamori famosos que compram por japoneses. "Listados em ordem de demanda, eles são segurança no trânsito (kõtsu an-zen 交通安全), evitar o mal (yakuyoke 厄除), sorte aberta (kaiun 開運), educação e aprovação no exame {gakugyõ jõ ju 学業成就), prosperidade nos negócios (shõbai hanjo 商売繁盛), aquisição de um companheiro e casamento (enmusubi 縁結び), e gravidez saudável e parto fácil (anzan 安産)" (Swanger, 1981 : 239).
...