TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA PREPARAR PARA PRE-TALKS

Seminário: ORIENTAÇÕES PARA PREPARAR PARA PRE-TALKS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

POLO DE APOIO – GOIANINHA /RN (23048)

Disciplina: Técnicas de Negociação

Professora Ead: Karem Grubert Rojas

ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

ANÁLISES DE CONCEITOS

GOIANINHA - RN

15 de ABRIL / 2013

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

E importante dizer que o salário é a soma de todos os benefícios ( Salário, Vale-Transporte, Ticket, bonus, PLR, 13º, 14º, etc), portanto a negociação salarial envolvem todos estes itens e quantos houverem para a composição salarial.

Analisar sempre a Política Salarial da Empresa afim de saber se você já não estve elegível a algum tipo de beneficio que aumente a sua renda, e com isso você pode perder energia antes do necessário, outras no entanto tem políticas muito severas e não alteram sua política salarial, correndo o risco de perder ótimos colaboradores por conta da sua falta de negociação aplicada a política salarial.

Devido a grandes alterações ocorridas na economia mundial nesse últimos tempos, com o aumento da competitividade Global em todos os campos, as empresas estão enxugando ao Maximo os custos, com isso tentando sempre os melhores profissionais pelo menor salário possível.

Por esses motivos a negociação salarial requer muita habilidade e flexibilidade

Hoje em uma negociação Salarial as empresas preferem sempre aumento dos benefícios, bônus, férias extras, já os Colaboradores preferem sempre o aumento em dinheiro.

NEGOCIANDO SALÁRIO DEPOIS QUE ESTIVER EMPREGADO

A empresa em que você trabalha está crescendo, a economia aponta recuperação global, as vendas melhoram. E só quem ganha com isso são os dirigentes e os acionistas. E você? Acha que está sendo injustiçado e que é hora de pedir um aumento? Vá e peça. Mas tenha algumas coisas em mente para não se decepcionar. Poucas pessoas têm facilidade para negociar salário, e você certamente não é uma dessas.

Primeiro você deve estabelecer uma estratégia:

Faça um levantamento de toda a sua carreira dentro da empresa mostrando as vantagens que o seu trabalho representa dentro da organização, como projetos concretizados, lucros diretos, economia com aumento da produtividade, processos que após a sua alteração/criação renderem desempenho ou produtividade aumento o volume de negócios. Saber como o mercado anda em relação ao seu cargo/remuneração em outras organizações. Mostre que um aumento salarial para você neste momento pode melhorar a sua satisfação e qualidade do seu trabalho influenciando nos seus resultados e por conseqüência na organização.

Quando perceber a hora de pedir o aumento e tiver respostas inteligentes para as perguntas, deve estar pronto para uma entrevista com seu superior, mostrar que o aumento dado pode assegurar uma boa vontade e uma lealdade a organização, mais nunca mencionar caso isso não aconteça correrá o risco de perder o seu talento para outra organização.

CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Maleabilidade é uma qualidade importante, pois as vezes recuar ou aceitar uma proposta que não seja o aumento de salário pode ser mais vantajoso, pode ser uma boa estratégia.

Tentar aprender o estilo de negociação da outra parte pode ser muito importante, respeitar a maneira da outra parte também é importante nesses casos.

Sempre pedir mais do que você acha razoável, pois caso haja uma contra proposta ainda estará dentro do considerável. Sem exagero.

Se você conseguiu o aumento ótimo, sua estratégia funcionou, você conseguiu ser objetivo.

Se não conseguiu, termine a conversa mostrando o seu desapontamento, mais nunca ameace, não trate como pessoal, tente descobrir o que é necessário na organização para conseguir o aumento.

CAPÍTULO 1.

Passo 3: DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

É vasta a literatura que trata das diferentes definições de negociação, porém, todos os autores descrevem a negociação, tendo como objetivo principal, satisfazer ambas as partes num acordo amigável que conduza a um relacionamento duradouro.

De acordo com COHEN, H. (1980, p.14): “Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”.

Nesta definição é imprescindível que haja um conhecimento detalhado da transação a ser negociada, pois em toda negociação existe uma tensão, gerada por opiniões e interesses divergentes onde há a necessidade de influenciar o comportamento do oponente para se chegar a um acordo razoável utilizando-se do poder e da informação.

De acordo com ACUFF, F.(1993, p.21): “Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades”.

Nas negociações onde prevalece a competição é natural que o desfecho seja de um processo de “ganha-perde”, onde uma das partes acaba prejudicada, não alcançando o objetivo desejado, tornando assim impossível outra negociação com o mesmo oponente. Quando existe a cooperação há uma compreensão das necessidades de ambos, que cooperam entre si para alcançar o objetivo proposto e a satisfação mútua gerando um processo de “ganha-ganha”.

Segundo Wanderley (1998, p.21): “Negociação é um processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições”.

È inegável que a negociação está presente em nossas vidas a todo o momento, quer em situações do nosso cotidiano, quer em grandes decisões coorporativas, por isso a necessidade de se chegar ao objetivo proposto.

CAPÍTULO 2.

Passo 2: CONCEITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com